x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 6.714

E-social - erro em relação ao FAP

Daiane Domingues

Daiane Domingues

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 20 outubro 2021 | 12:04

Olá!
Estou tentando realizar a admissão de um funcionário pelo E-social, a empresa é nova é o primeiro cadastro. 
Não consigo finalizar o registro pois aparece o seguinte erro:  FAP do estabelecimento não foi localizado na base. Ação sugerida: reenviar o evento informando o FAP no campo [fap].
Algum colega saberia me orientar o  que necessita ser feito para solucionar esse problema??? 

Desde já agradeço a atenção!

ERIC VOLPATO TEIXEIRA

Eric Volpato Teixeira

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 6 abril 2022 | 09:18

Bom dia Daiane,

"Na versão S-1.0, o FAP não deve ser informado no evento S-1005. No processamento do evento enviado via Web Service, será feita a conferência se o valor do FAP foi encontrado na Tabela FAP. Caso seja encontrado, a empresa receberá o retorno de sucesso no processamento do evento. Caso o FAP não seja encontrado, será retornada a mensagem de erro 1801 pelo fato de não ter sido encontrado na Tabela FAP. Nesse caso, a empresa deve reenviar o evento S-1005 com o campo FAP preenchido.A outra situação em que o valor do FAP deve ser informado no evento S-1005 é quando a empresa possuir algum processo judicial que altere o valor padrão do FAP constante na Tabela FAP.Caso a empresa esteja realizando a alteração via Portal WEB, ela deve enviar o evento sem o valor do FAP preenchido. Se o FAP não for localizado na Tabela FAP, a empresa receberá na tela o erro: “O FAP do estabelecimento não foi localizado na base. Ação sugerida: reenviar o evento informando o FAP no campo {fap}.”Nesse caso, a empresa deve preencher o campo "Deseja incluir informações de Apuração de Alíquota GILRAT do estabelecimento?" marcando "SIM" e em seguida preencher somente o valor do FAP.Atenção: O campo do RAT deve ficar em branco, tanto no envio do evento via Web Service quanto via Portal WEB."

Fonte:
www.valor.srv.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.