x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 1.085

Procedimento GFIP (duvida)

Camila Melo Pierazzo

Camila Melo Pierazzo

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 17 maio 2010 | 06:48

Bom dia!!

Pessoal estou com o seguinte problema:
Um funcionário entrou na empresa dia 02/02/2010, porem não trabalhou nenhum dia, mas como o empregador não touxe os cartões de ponto para que o DP acompanhace suas faltas, foi lançado na GFIP salaio integral para as competencias 02/2010 e 03/2010 e na competencia 04/2010 o empregador pediu para bater carimbo de cancelado em sua carteira que até o momento encontra-se conosco.
O que devo fazer? Retificar a GFIP, enviando novamente as compet. 02/2010 e 03/2010 sem o mesmo?
Por favor, preciso da ajuda de vocês....

Desde já agradeço pela atenção.

Abraços,

Camila Melo
Isabela Gomes

Isabela Gomes

Ouro DIVISÃO 1 , Coordenador(a) Recursos Humanos
há 15 anos Segunda-Feira | 17 maio 2010 | 09:22

Bom dia Camila, td bem?

Bom, retificar vc até pode, mas vai gerar fiscalização.

Se foi feito o Caged e foi recolhido o FGTS e o INSS dos meses em questão, essa retificação pode dar problemas futuros.

Como q a empresa registra um funcionário e depois de quase 3 meses manda cancelar o registro? Com certeza se esse funcionário for ao MTE a empresa vai ser autuada.

Quando um funcionário n aparece para trabalhar, há um procedimento a tomar, n é simplesmente deixar e cancelar o registro.

A felicidade é um bem que se multiplica ao ser dividido.
Juliana Marotti

Juliana Marotti

Iniciante DIVISÃO 2 , Chefe Recursos Humanos
há 15 anos Segunda-Feira | 17 maio 2010 | 17:47

Concordo com o que a Isabela disse.
Retificar a GFIP chamaria muito a atenção do MTE.

Na verdade, o que EU faria seria o seguinte:

- Primeiro, o funcionário foi informado na GFIP de abril de 2010?
Se ele nao foi informado, eu faria com a data de 30/04/2010 uma rescisão por justa causa, por abandono de emprego. (Se foi esse mesmo o motivo que levou o empregador a cancelar o registro). E dessa forma, informia o desligamento dele no GFIP.

Na verdade, para opinar melhor precisaria saber qual foi o motivo que empregador desistiu de registrar o funcionário.

Você tem algum serviço de consultoria? Caso não tenha, me explique melhor o ocorrido, que eu ligo na minha consultoria e me informo para você.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade