x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 1.613

DCTFWEB - Compensação RAT x FAP

Igor Paschoine

Igor Paschoine

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 2 anos Quarta-Feira | 27 outubro 2021 | 11:22

Bom dia,
como faremos a compensação do RAT x FAP das empresas de Construção Civil? Anteriormente pelo SEFIP podia ser feito habilitando o RAT e FAP, outras entidades zerado, então fazia a soma dos valores de empregados/avulsos + contribuintes e o resultado seria jogado na compensação, gerando abatimento na GPS. 
No modelo atual com a DCFTWEB o próprio site já apresenta o valor do CP Patronal, porém não habilita a possibilidade de fazer essa compensação.
Como faríamos agora?

Jussara Barni

Jussara Barni

Prata DIVISÃO 1, Consultor(a) Recursos Humanos
há 2 anos Quarta-Feira | 27 outubro 2021 | 13:36

Olá Igor, boa tarde!

A partir de agora você precisará habilitar tudo corretamente no seu sistema, tanto os parâmetros da empresa, quanto das lotações (empresas que seu cliente presta serviços).

Oriento entrar em contato com o suporte do seu sistema de folha de pagamento.

Espero ter ajudado.

Cesar

Cesar

Diamante DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 2 anos Quarta-Feira | 27 outubro 2021 | 13:49

Igor, tenho uma situação parecida.
Antes recolhíamos via GPS as contribuições + RAT. Visto que a empresa é do simples.
Agora na DCTFWeb o sistema não calcula a RAT. Meu sistema disse que é erro do eSocial e não sei mais o que fazer.

Jussara Barni

Jussara Barni

Prata DIVISÃO 1, Consultor(a) Recursos Humanos
há 2 anos Quarta-Feira | 27 outubro 2021 | 14:01

Cesar, provavelmente você terá que fazer lotações e parametrização diferente para cada uma delas, dentro da mesma empresa.
Entre em contato com seu sistema, pois mesmo a empresa sendo do Simples Nacional, deve ser parametrizada.

Lembrando que todas as construtoras pertencem ao anexo IV, mesmo que tenham apenas sócios cadastrados. Sendo assim, acredito que vocês estão apenas com problemas de parametrização na classificação tributária e/ou lotações (que é o mesmo que o tomador/obra).

Igor Paschoine

Igor Paschoine

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 2 anos Quarta-Feira | 27 outubro 2021 | 14:03

Boa tarde,
Obrigado pela resposta Jussara, vou entrar em contato com o suporte do programa que utilizo para saber se é algo relacionamento a parametrização das empresas com o programa.

Cesar,
No meu caso o escritório tem alguns clientes que são empresas de construção civil, prestadoras de serviço, elas são do SIMPLES e na configuração do SEFIP não é utilizado o RAT. Nesse modelo que fazemos o fechamento transformamos ela como "não optante", adicionamos o RAT, FAP e zeramos o "outras entidades". Desse modo efetuamos a simulação do fechamento, ele irá apontar no documento "Demonstrativo das contribuições..." o valor do Empregados/Avulsos e Contribuintes Individuais. Eu somo esses dois valores e incluo eles na compensação, assim abate determinado valor da GPS que seria da CP Patronal.
Pela DCTFWEB não tenho essa opção, além dos valores de INSS de funcionários e pro-labore, ainda consta altíssimo o valor da CP Patronal.
Estou pesquisando sobre isso para achar uma resposta..

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.