x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 366

Dúvida sobre banco de horas

Luiz henrique

Luiz Henrique

Iniciante DIVISÃO 2, Recepcionista
há 2 anos Quarta-Feira | 24 novembro 2021 | 15:36

Tinha algumas horas positivas dentro da empresa que trabalho, como o processo é feito pelo banco de horas, meu supervisor direto resolveu me dar alguns dias de folga para "pagar" as horas positivas. Hoje, recebo a informação de que houve um erro diretamente no sistema do banco de horas em relação ao lançamento do RH, pois, segundo os mesmos, lançaram horas sobre feriado.

Meu questionamento é, as horas podem ser descontadas assim do nada sem nem terem me mostrado onde foi o erro, ou ate mesmo por negligência dos mesmos?

Ulysses Patrocinio da Silva

Ulysses Patrocinio da Silva

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 2 anos Quarta-Feira | 24 novembro 2021 | 18:00

Boa tarde,  Luiz Henrique! 

O Banco de horas negativas gera muitas dúvidas, mas a empresa pode sim realizar o desconto dessas horas na folha de pagamento. Mas se atente caso a convenção coletiva traga algum critério específico.  artigo 58, § 1°, da CLT.

Agora, a empresa poderia analisar com você essas horas negativas, lhe proporcionando realizar horas extras sem prejudicar sua renda mensal, ainda mais se o desconto dessas horas negativas  for de grande impacto em seu salário.

Espero ter lhe ajudado.

Luiz henrique

Luiz Henrique

Iniciante DIVISÃO 2, Recepcionista
há 2 anos Quarta-Feira | 24 novembro 2021 | 23:32

No caso, eu tinha horas positivas e eles de repente falaram que, houve um erro no sistema e zeraram minhas horas, queria saber se isso é possivel sem comunicação prévia 

Ulysses Patrocinio da Silva

Ulysses Patrocinio da Silva

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 2 anos Segunda-Feira | 29 novembro 2021 | 10:59

Então João, esse é um caso atípico de "erro de sistema" de acordo com o que a empresa lhe informou, porém acredito que deveriam sim ter sentado e explicado melhor a situação, com antecedência e de fato lhe justificarem de maneira mais convincente sobre o possível erro.

1º você tem comprovantes que tinha hora positiva? Cartão de ponto, recibos de registros digital do ponto? 

Lhe sugiro nesse caso conversar com a empresa, ou consulte um advogado para ver se existiu violação dos seus direitos e chegarem em uma opinião comum e se caso ainda não estiver convencido terá de entrar com uma demanda judicial.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.