x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 14

acessos 2.714

Eventos SST para o e social

Rubens Domingos Ferranti

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Financeiro
há 6 semanas Sexta-Feira | 17 dezembro 2021 | 10:40

Pessoal, bom dia, preciso de ajuda nessa area.  Trenho varias empresas  todas pequenas, simples nacional, e pelo que sei agora todos estão obrigados a entregar esse tal de SST para o e social. ( saude e segurança do trabalho ). Pelo que tenho visto, me parece que a empresa tem que contratar um  profissional dessa area, mas esta acontecendo muitos problemas com oportunistas. 
Alguem  poderia me informar se todas as empresas estão obrigadas a fazer a entrega disso??
Existe alguns caso onde isso é dispensavel ???
A empresa pode fazer isso por conta propria, sem contratação de um profissional??
Ha uma diferença  enorme sobre valores orçados entre profissionais, será que existe algum parametro de preço ???

Auriete Esteves

Prata DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 6 semanas Sexta-Feira | 17 dezembro 2021 | 11:50

Bom dia Rubens,
Todas empresas com empregados que estão no grupo 3 estão obrigadas à entrega destes eventos do SST no e-social a partir de 10/01/2022.

Tavez seja bom analisar o que esta empresa especializada está oferecendo de serviços. Tem pacotes diferenciados, conforme a necessidade da empresa que precisará enviar os eventos.

AURIETE ESTEVES
ASSISTENTE CONTÁBIL

Juliano Netto

Prata DIVISÃO 4, Encarregado(a) Pessoal
há 6 semanas Sexta-Feira | 17 dezembro 2021 | 14:22

BOA TARDE COLEGA, para que seja dito se precisa ou não, vc deve passar para a empresa, que ela deve contratar uma clínica médica, para que um técnico de segurança do trabalho, vá até a empresa, e faça a vistoria para dizer se tem ou não algum risco....

Somente o técnico de segurança vai dizer, se a empresa precisa dos LAUDOS, de PPRA, PCMSO, ou terá um LAUDO ISENTo de riscos... no caso, sendo isentos, não será necessário fazer o PPRA, PCMSO, etc...

certo?
espero ter ajudado

Emerson Nunes

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 4 semanas Quarta-Feira | 29 dezembro 2021 | 15:50

O que vocês estão entendendo com a publicação da  Portaria MTP nº 1.010/2021

Muda para 2023 a entrega de forma digital o PPP. Pelo que entendi as empresas do grupo 3 não pagaria multa no caso da não entrega das informações do SST. Estão entendendo dessa forma? 

Daniel Albuquerque

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 semanas Domingo | 2 janeiro 2022 | 10:27

rubens,

Infelizmente tem muitos profissionais da área de segurança do trabalho que esta se aproveitando com a situação e cobrando preços abusivos, mais como já foi comentando acima analise a proposta do que de fato a empresa ou o profissional de segurança do trabalho esta lhe oferecendo e a qualidade do serviço prestado ja em outras empresas.

Tú se tornas ETERNAMENTE responsavél, por aquilo que cativas!

Leonardo

Bronze DIVISÃO 3, Analista Recursos Humanos
há 3 semanas Quinta-Feira | 6 janeiro 2022 | 10:40

A verdade é que esta 4° fase do ESOCIAL é uma incógnita.
Ligo para o suporte e eles apenas orientam a seguir o MANUAL do Esocial, porem, o manual  não deixa nada claro.
Todas as empresas vão precisar efetuar essas obrigatoriedades ? Por exemplo uma pequena empresa que vende capinha de celular de grau de risco 1, que não tem funcionários, vai precisar contratar um técnico de segurança do trabalho ? 

Já calejado com essa bagunça de ESOCIAL, acredito que o jeito é aguardar e não sofrer por antecedência, jájá altera os prazos e regras.

Daniel Albuquerque

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 semanas Quinta-Feira | 6 janeiro 2022 | 17:19

Leonardo,

por conta ja de tanto adiamento e uma coisa que vem se arrastando desde 2014 acredito que não va mais ter.

Tú se tornas ETERNAMENTE responsavél, por aquilo que cativas!

Bárbara Botelho

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Pessoal
há 3 semanas Sexta-Feira | 7 janeiro 2022 | 15:19

Pessoal, boa tarde,

Complicada essa questão.
A minha empresa é simples, com contabilidade externa, sem vínculo/ contrato com empresas de medicina do trabalho. Preciso de esclarecimento se será necessário contratar a empresa para emissão e transmissão do XML pelo sistema deles ou se eu mesma consigo inserir DENTRO do portal do e-Social os dados com o certificado digital.
A diretoria aqui não quer ter custo mensal de medicina do trabalho e está me questionando o porque o governo obrigaria a empresa a contratar um software especializado para tal.
Ai deus , to perdida !
rsrs!

Daniel Albuquerque

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 2 semanas Domingo | 9 janeiro 2022 | 20:44

Barbara,

Pelo que deu a entender e que  a empresa terá que contratar, porem acredito que isso será uma discursão muito grande e no final vai acabar sobrando para a contabilidade o envio.

Tú se tornas ETERNAMENTE responsavél, por aquilo que cativas!

Marcelo Augusto Pinheiro

Prata DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 2 semanas Quarta-Feira | 12 janeiro 2022 | 10:16

Bom dia pessoal,

Alguém com erro 174 no evento s-2220? Retorna com o erro que o ASO não pode ser uma data anterior a obrigatoriedade, porém a data do ASO deve ser informada o correta, que no meu caso foi em 22/12/2021, eé informação de ASO exame periódico conforme NR7 e, a data da obrigatoriedade é 10/01/2022.

a obrigatoriedade do envio seria só de exames a partir de 10/01/2022???… se seu exame foi anterior, não teria que informar…???
Alguém tem uma informação sobre esse assunto?

obrigado.

José Egídio Matoso

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Técnico
há 2 semanas Quarta-Feira | 12 janeiro 2022 | 11:07

Bom dia, Marcelo!
Tive um caso idêntico ao seu: "...no meu caso foi em 22/12/2021, eé informação de ASO exame periódico conforme NR7..." , até a data foi 22/12/2021. Entendo também que a obrigação é para os fatos geradores a partir de 10/01/2022. Porém fiz uma alteração nos dados contratual do empregado no meu sistema de FP informando a data do ASO (22/12/2021) e enviei para o sistema do esocial o evento S-2206. Aproveitei e alterei também o salário a partir de 01/01/2022. Fiz tudo hoje.

Daiane Ferreira

Iniciante DIVISÃO 1, Advogado(a)
há 1 semana Terça-Feira | 18 janeiro 2022 | 13:03

Pessoal, bom dia!

Gostaria de um auxílio, se alguém puder ajudar. ME do ramo de transportes de cargas, optante do simples nacional, com 9 funcionários, estamos providenciando os laudos solicitados SST (PGO, LTCAT, PCMSO) e, diante da alta demanda das empresas de medicina do trabalho, o prazo para entrega desses laudos é de até 30 dias, porém estou precisando admitir um novo funcionário e gostaria de saber se tem algum caminho para conseguir realizar o ASO e lançar no sistema, fazer o registro corretamente do funcionário, enquanto pendentes os laudos do SST?

Existe alguma forma de realizar o registro corretamente do funcionário nesse período, sem que haja penalidade?

RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.