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Empresa do grupo 2 com funcionário elegível a RAIS consta Não Habilitado para recebimento do PIS

ANA PATRICIA

Ana Patricia

Iniciante DIVISÃO 5, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 2 anos Terça-Feira | 8 fevereiro 2022 | 16:06

Tenho vários colaboradores que constam como não habilitados para recebimento do PIS e ao entrar em contato com a CEF esta informa que a empresa não apresentou a RAIS, contudo, somos do grupo 2 cuja RAIS não é mais obrigatória e as informações são enviadas via e-social. Alguém tem alguma atualização deste tema?

ANA PATRICIA

Ana Patricia

Iniciante DIVISÃO 5, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 2 anos Terça-Feira | 8 fevereiro 2022 | 16:57

Tenho várias situações de colaboradores que pelos valores estão habilitados e  no APP CPTS digital consta como não habilitado. Ai ao entrar em contato com a CEF eles pedem para vir na empresa. LIgamos para o 158 e disseram ser um problema de duplicidade para os PIS que informamos, mas não vi nenhuma notícia nesse sentido ainda.

VANIA XAVIER TORRES

Vania Xavier Torres

Bronze DIVISÃO 4, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 2 anos Quinta-Feira | 10 fevereiro 2022 | 13:54

Estou com o mesmo problema. Em consulta no envio da Rais  contasta como excluída 28/09/2021 e data de entrega 30/09/2021 e com isso ninguém foi pago o PIS. Eles falam que a Rais não foi entregue,mas eviamos pelo e-social.  Deu algum erro no sistema da Serpro

Vania Xavier

Analista de Pessoal
José Egídio Matoso

José Egídio Matoso

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Técnico
há 2 anos Quinta-Feira | 10 fevereiro 2022 | 14:49

Boa tarde, Ana Patrícia!
Provavelmente se trata de algum erro no sistema da Serpro. Contudo deve estar atento para as seguintes condições: 
Para ter direito, o trabalhador precisa: 1) Estar cadastrado no PIS há pelo menos cinco anos; 2) Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base; 3) Ter exercido atividade remunerada para Pessoa Jurídica, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração; 4) Ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) /eSocial.

Suellen

Suellen

Iniciante DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 2 anos Sexta-Feira | 11 fevereiro 2022 | 09:16

Olá estou com o mesmo problema, a empresa é do grupo 2 e os funcionários não então recebendo PIS.
Não consigo contato com o telefone 158. Liguei para a central do e-social eles já receberam esse tipo de reclamação, porém informam que tem que falar pelo telefone 158 (impossível atendimento).
Não sei mais por onde recorrer pois o site da RAIS deixa informado que não devemos entregar a mesma, que o envio é pelo e-social. Precisamos de uma nota de esclarecimento para encaminhar as funcionarias. 

claudia venancio

Claudia Venancio

Bronze DIVISÃO 4, Analista Administrativo
há 2 anos Quinta-Feira | 17 fevereiro 2022 | 14:20

Prezados bom dia 

A  Caixa é apenas o orgão pagador , a solução será via Serpro/Ministério do Trabalho . 
As empresas dos grupo 1 e 2  cujo Rais é feita pelo E-social estão sendo reprocessadas e os abonos deverão esta sendo liberados a partir de 10/03 /2022 .  Os funcionários devem ficar atualizando a CTPS digital a a partir desta data pra verificar se já foram habilitados , Segue anexo a resposta do Ministerio do Trabalho que recebi de um grupo de DP que faço parte .

Carlos Freitas

Carlos Freitas

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 17 março 2022 | 20:55

Boa noite!

Também tenho este problema, e o pior é que a CAIXA sempre põe a culpa na empresa ou no contador, dizendo que a RAIS não fora entregue, isto é constante, acabando imputando descrédito em nossa profissão! Vejo isto como um problema sério, a Caixa não poderia fazer isto, se o processamento das informações é responsabilidade do SERPRO. Porém, com a pandemia, já esperava este pós pandemia com muitos problemas para nossa classe.

Saudações a todos contadores.
Carlos Freitas
Fluxodata Assessoria Contábil & Outsourcing

Alecio

Alecio

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 2 anos Segunda-Feira | 11 abril 2022 | 15:50

Aqui está acontecendo isso também, contudo, a CEF pediu pra aguardar que o pessoal do eSocial está em constante atualização e habilitando aos poucos aqueles que ainda não estão habilitados. Entretanto, há alguns que estão com divergência cadastral ou PIS alterado no sistema, vale verificar se há outro PIS ou até mesmo alguma admissão anterior a atual que não foi dado baixa.

"O sucesso é alcançado e conservado por aqueles que não deixam de tentar."
wagner

Wagner

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 11 abril 2022 | 19:56

Pessoal, boa noite!
Empresa do grupo 2 e alguns meses foram enviados em atraso as folhas de pagamento para o esocial, a contabilidade anterior não tinha feito o envio e acabou que caiu pra mim.
Fiz o envio das folhas e todas as competências estão lá, o que fazer para esses funcionários receberem o ABONO PIS? Eles estão como não encontrados.

Ricardo Galvão

Ricardo Galvão

Iniciante DIVISÃO 4, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 2 anos Terça-Feira | 19 abril 2022 | 09:33

Bom dia

Ainda estamos com este problema. Porém ao verificar na CTPS digital dos funcionários, consta duplicado a remuneração de pagamentos, e essa duplicidade foi considerada para liberação do PIS, desta forma dobrou a remuneração dos funcionários. Entramos em contato no MTE e cada hora informam uma data diferente, já informaram reprocessamento dia 15/04 e para aguardar até dia 30/04. Na CTPS digital dos funcionários a opção de entrar com recurso para solicitar a correção, ainda não está habilitada.

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