x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 4.615

Pagamento de Inss em atraso

Pedro Henrique Rodrigues de Oliveira

Bronze DIVISÃO 5 , Assistente Depto. Pessoal
há 14 anos Segunda-Feira | 7 junho 2010 | 11:36

Bom dia !

Estou com duvidas para efetuar o pagamento em atraso do INSS de apenas um funcionário da empresa.
Desde sua admissão foram feitos os respectivos descontos na folha de pagamento, embora nunca foi feito o pagamento do INSS. Agora este funcionário está para afastar por motivo de doença não relacionada ao trabalho e o empregador está querendo efetuar todos os pagamentos em atraso para não ter de arcar com os custos do afastamento.
Minha duvida principal é como gero essas guias que são 13 no total, uma vez que todos os meses foram geradas as GFIPS mas nunca foram pagos os encargos. Devo gerar novas Gfips apenas para este funcionário ou posso apenas recalcular no site da previdência?
A empresa é lucro presumido e não simples isso acarreta em alguma coisa visto a contribuição referente a parte da empresa?
desculpem pelo texto um tanto quanto grande.

Desde já grato aos amigos pela ajuda.

Lopes

Lopes

Ouro DIVISÃO 1
há 14 anos Segunda-Feira | 7 junho 2010 | 13:58

Boa tarde.

A empresa só tem Esse funcionário ativo?

Se As GFIP´s foram feitas tudo certinho, não precisa refazer tudo novamente, somente atualiza as guias pelo site da previdência.

http://www3.dataprev.gov.br/cws/contexto/captchar/index_salEmpresa2.html

Agora se caso a empresa tenha mais funcionários ativos, e nas GFIP´s esse funcionário não esta constando o recolhimento ai sim você terá que refazer alocando o funcionário para o recolhimento.

Para um entendimento óbvio:

Os Valores têm sempre que coincidir na declaração da GFIP e Guia de previdência.,

Wagner Augusto de Godoy

Wagner Augusto de Godoy

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 7 junho 2010 | 18:58

Ola

Boa tarde

Tenho uma duvida, se um funcionario registrado, informado
na GFIP, ( pago o FGTS ) e nao PAGO o INSS, quando precisar
afastar ou aposentar terá algum problema por nao
estar recolhido o valor do INSS ?

No aguardo Urgente.

Att

Wagner Godoy

há 14 anos Terça-Feira | 8 junho 2010 | 11:22

Caro Ronaldo muito obrigado por sua ajuda !

A empresa possui 8 funcionários no total, mas o empregador quer pagar apenas a parte deste funcionário embora não tenha feito o devido pagamento das obrigações de nenhum funcionário e não há nada nesse mundo que mude a cabeça dele, para ele se o funcionário quer receber o que é de direito dele que vá procurar a justiça.
Como o funcionário esta doente ele vai procurar auxilio no inss só que como não há nenhum pagamento eles podem não conceder auxilio ?!
Informo que as Gfip's foram enviadas corretamente só não sendo efetuado o pagamento de INSS e FGTS este ultimo está em processo de parcelamento.
Então preciso saber como proceder para gerar essas guias pois o empregador está no meu pé.

grato,

Pedro Henrique.

Lopes

Lopes

Ouro DIVISÃO 1
há 14 anos Quarta-Feira | 9 junho 2010 | 09:10

Bom Dia Pedro

Eu me negaria a fazer tal procedimento, uma vez que mesmo dando certo, é ilegal, temos muitos clientes que tem esse pensamento atrasado, e também sofro com esse tipo de situação, mais o melhor a se fazer é não executar tal serviço e dizer simplesmente que não é possível fazer pagamento somente de um Funcionário, tanto para INSS (que pra mim realmente não da certo) como para o FGTS (esse já é possível fazer o pagamento individualizado, mesmo que não seja correto fazer)

Quando a empresa não repassa o dinheiro para a previdência isso é considerado "Crime" uma vez que ela não esta efetuando pagamento algum e somente repassando os valores que já foram descontados dos Colaboradores.,

Atente para as informações que colocamos nas GFIP´s, pois nós contadores também somos responsáveis solidários, (r.s)

Não tenho Base Legal para minha resposta é somente uma interpretação da minha parte, diante das práticas adotadas no dia-dia.

Boa sorte
Abraço

Lopes

Lopes

Ouro DIVISÃO 1
há 14 anos Quarta-Feira | 9 junho 2010 | 09:13

Já tive casos aqui de funcionários que conseguiram aposentadoria mesmo a empresa devendo anos de contribuição para a previdência

há 14 anos Quarta-Feira | 9 junho 2010 | 09:49

Pessoal agradeço pela colaboração !!!

Ronaldo, tambem tenho esse pensamento, mas infelizmente tenho que arrumar um meio de pelo menos amenizar a situação para podermos encerrar o vinculo com a empresa, porque do jeito que está nenhuma contabilidade aceitou ter a referida empresa como cliente.
Os meus esforços estão focados no funcionário para que ele que não tem nada a ver com a historia saia prejudicado, pois sabemos como o inss é, e jamais querer arrumar um "jeitinho" para burlar a Lei e prejudicar os demais.
O empregador está tentando sanar seus debitos junto ao FGTS e INSS mas vai demorar e o funcionário não pode esperar a "boa vontade" da empresa ja que esta doente.
Nós não apoiamos e nos recusamos a realizar qualquer serviço de qualquer natureza que seja contras as leis trabalhistas ou fiscais. Mas nesse caso apesar de todos os procedimentos adotados pelo escritório estarem corretos, o empregador "pisou na bola" não repassando o que era recolhido mesmo sabendo das consequências.

Mais uma vez agradeço pela colaboração.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade