x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 8

acessos 437

Funcionaria Aposentada pede Demissão, mas quer continuar na empresa

Juliana Pagani

Juliana Pagani

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 5 maio 2022 | 14:20

Prezados.

Tem uma colaboradora que se aposentou por idade, acontece que a mesma recebe um salario alto, e consequentemente paga um IR alto e INSS, ela procurou a empresa e pediu para ser demitida e continuar o trabalho de forma informal, fazendo apenas um contrato de serviços para formalizar.

Ela alega que não tem porque pagar INSS  ja que é aposentada e não tem mais benefícios perante a previdência e o FGTS ela saca todo mês. A ideia é parar de pagar imposto, ja que todo ano ela paga IR pela sua declaração de imposto de renda.

 Nesse caso, quais riscos a empresa pode ter? E o que ideal fazermos pra evitarmos problemas  trabalhistas futuros.

Desde ja agradeço

Paula Moreira

Paula Moreira

Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 9 maio 2022 | 12:31

Como MEI a tributação é reduzida, talvez ela se interesse. 

Já tivemos alguns casos mas infelizmente essas pessoas procuraram a justiça do trabalho após rescisão do contrato como PJ. E ganharam o vinculo. 

DANIEL ALBUQUERQUE

Daniel Albuquerque

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 9 maio 2022 | 14:00

juliana,

A solução dela caso a empresa queira, e demitir a mesma e contratar ela sendo prestadora de serviço porem todo mês a mesma vai ter que emitir NF de serviço para a empresa ser feito as retenções, vai sair uma coisa pela outra.

Tú se tornas ETERNAMENTE responsavél, por aquilo que cativas!

ANDERSON SANCHES

Anderson Sanches

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 12 maio 2022 | 14:05

Boa tarde Juliana.

Acredito que a melhor opção será ela virar MEI, mas precisa ver sobre futuros problemas na justiça do trabalho, levando em consideração que qualquer advogado consegue provar vínculo empregatício num processo trabalhista, causando muito prejuízo a empresa.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade