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FÓRUM CONTÁBEIS

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Responsabilidade, início e fim de cliente.

cristian melo ragazzon

Cristian Melo Ragazzon

Prata DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 1 ano Segunda-Feira | 23 maio 2022 | 14:06

Amigos, não sei se seria este o local mais adequado no fórum, mas caso não seja me orientem que eu alteto. Seguinte colegas.. 

A empresa passa a ser responsável pelo cliente, obrigações e demais afazeres no momento em que é feito o contrato ( supondo que haja um ) , para frente. Confere? 
Pois então.. falando do ponto de vista legal, dentro da previsão de lei sobre isso. 
Se eu tenho um cliente desde 01.2022, e o mesmo possui pendências como fgts, inss, ou erros de folha de pagamento por exemplo, que são anteriores a esta data e precisam ser corrigidas, é correto afirmar que  :
a) é responsabilidade do contador anterior, a empresa deve procurar ele e solicitar
b) é responsabilidade do atual contador, ele precisa fazer usando os documentos entregues na migração
c)  não é responsabilidade do contador atual, que pode cobrar por fazer isso já que é uma copisa anterior a sua gerência
d) pergunta lá no posto ipiranga !!

Brincadeiras a parte, eu preciso mesmo entender. pois do ponto de vista legal, não há uma previsibilidade neste caso, mas entendo que no momento que você transferiu a contabilidade, não é mais correto ser cobrado ou solicitdo algo da época em que você fazia.. até por que isso pode impactar coisas da atual contabilidade como e-social, dctf, etc.. 
alguém pode me dar uma luz.. uma orientação mais técnica sobre como agir ?

Mateus Monezi

Mateus Monezi

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 1 ano Segunda-Feira | 23 maio 2022 | 14:33

Boa tarde Cristian, como vai?
Certamente a responsabilidade legal é do Contador anterior que foi imprudente ou imperito. Já a correção ACREDITO que deve ser feito pela contabilidade atual, mesmo que os serviços foram outrora feitos por outro profissional, principalmente se a mudança da empresa contábil foi feita por algum desacordo entre as partes. Acredito que nessa situação deve ser bem claro ao cliente sobre a origem do problema e que a solução terá um custo (ou não, depende do acordo comercial entre você e a empresa).

Contabilista
Mirassol D’Oeste - MT
 
(65) 99924-4625
DANIEL ALBUQUERQUE

Daniel Albuquerque

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 1 ano Segunda-Feira | 23 maio 2022 | 17:26

Cristian,

a) é responsabilidade do contador anterior, a empresa deve procurar ele e solicitar

se a empresa já saiu da antiga contabilidade e porque não estava mais satisfeita com os serviços executados pela mesma.

b) é responsabilidade do atual contador, ele precisa fazer usando os documentos entregues na migração

Veja bem, acredito que o atual não vai deixar o seu cliente com pendencias por conta de problemas gerados pra trás.

c)  não é responsabilidade do contador atual, que pode cobrar por fazer isso já que é uma copisa anterior a sua gerência


Embora que não seja a responsabilidade da atual gestão contábil os erros cometidos no passado, a melhor solução e fazer o levantamento geral de toda empresa dos últimos 5 anos área contábil, fiscal, setor pessoal e se tiver setor patrimonial também caso tenha, elaborar todas as pendencias a ser mostrar para o cliente informar quais as consequências se não for resolvido e mostrar para o mesmo que isso e um serviço a parte que será cobrado um valor extra por fora, deixe bem claro para o cliente a responsabilidade dele e somente a partir da data xx/xx/xxxx que recebeu toda documentação da empresa.

Caso você seja contratado de fato para ser o contador da empresa explique ao mesmo as pendencias e dependendo do acordo de trabalho firmado entre as parte caso seja o caso cobre o valor a ser pago.

Tú se tornas ETERNAMENTE responsavél, por aquilo que cativas!

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