Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 327

Socorro Galera! Preciso urgentemente de ajuda.

Taian Novais

Taian Novais

Bronze DIVISÃO 2, Assessor(a) Contabilidade
há 1 ano Quarta-Feira | 1 junho 2022 | 20:53

Boa noite a todos, estou com um problema e não estou conseguindo resolver. Uma cliente está com os inss atrasados de 08 funcionários, preciso tirar os inss de apenas 01 funcionária inicialmente, a funcionária em questão ameaçou colocar na justiça e tudo. Em uma outra postagem aqui no fórum eu perguntei se era válido eu tirar pelo SEFIP marcando apenas aquela funcionária mas um colega respondeu dizendo que assim o INSS não consegue identificar de qual funcionário se trata, mesmo só estando ela na folha do SEFIP. Ela estava com uma divida previdenciária de 18 mil, com certeza essa divida se acumulou pq no decorrer de 1 ano ela demitiu muitos funcionários e eu tirei os fgts pelo SEFIP deles, mas só foram pagos os FGTS e não os INSS. Minha primeira dúvida é, o cliente pagando a primeira parcela dessa dívida o INSS já regulariza a contribuição dos funcionários? A outra dúvida é, tem alguma outra forma de tirar os INSS em atraso apenas dessa tal funcionária?

Cesar

Cesar

Diamante DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 1 ano Quinta-Feira | 2 junho 2022 | 10:24

Bom dia colega.

Não é possível fracionar o INSS como no caso do FGTS. Nesse caso a empresa terá que quitar o valor total.
A dívida com o INSS só irá se regularizar quando da quitação final do parcelamento.

Thais Bragion

Thais Bragion

Prata DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 1 ano Quinta-Feira | 2 junho 2022 | 10:34

Taian, bom dia!

Como o colega disse acima, não é possível fazer o pagamento de somente 1 funcionário. A SEFIP ela tinha o objetivo de informar o valor de INSS e gerar a guia de FGTS. Contudo, hoje só tem a função de gerar a guia de FGTS, então "individualizar" ela da SEFIP de nada adiantará.

A empresa já optou pelo parcelamento do INSS não recolhido? Se optou, é aguardar os pagamentos.

Suponhamos que esta funcionária precise de um beneficio do INSS ou de aposentadoria. Com toda a documentação de admissão, demissão e holerites ela consegue comprovar que houve recolhimento em folha e pode dar andamento a qualquer coisa, sendo a empresa, futuramente, notificada sobre.

Infelizmente, se ela entrar na justiça, a empresa poderá ser notificada imediatamente quanto ao recolhimento, ser multada e ainda sofrer fiscalização. 

Oriente seu cliente sobre os riscos. A decisão agora de como prosseguir com o assunto, é dele.

Espero ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.