x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 244

Retorno de Atestado - Afastado Por Suspeita de Covid 19.

Lana Moraes

Lana Moraes

Iniciante DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 1 ano Domingo | 26 junho 2022 | 21:29

Ola! Gostaria Muito de tirar uma dúvida!
Conheço uma pessoa que atualmente trabalha na área da saúde, e me relatou que atualmente a empresa que hoje ela trabalha, todos os colaboradores que pegam um atestado de suspeita de Covid e Coleta o RT-PCR ou fazem um Teste Rápido, assim que pegam o resultado do exame e o mesmo estiver negativo tem que voltar ao trabalho no mesmo dia! 
Lembrando que, independente do dias que o atestado abrange, o colaborador com o exame negativo tem que voltar a trabalhar no mesmo dia. Onde a ordem e que volte na Medicina do Trabalho da empresa para fazer a troca deste atestado.
Agora vai minha Dúvida.
E existe alguma lei onde um trabalhador CLT tem que voltar a trabalhar dependendo do resultado de algum exame? 
Nesse caso, é certo eles exigirem que o Trabalhador CLT volte ao trabalho mesmo com o exame negativo? 
Existe alguma particularidade depois da pandemia em relação a situação de Colaborador que paga atestado de Síndrome Gripal ou Covid? 
Neste caso, O médico atestou a colaboradora por 7 dias e o resultado é negativo, eles podem mesmo cobrar ela a voltar a trabalhar antes? 

Espero que consigam me ajudar! 
Desde já fico muito grata pela atenção! 

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 1 ano Terça-Feira | 28 junho 2022 | 08:16

Lana,bom dia.
A empresa PRECISA seguir o Atestado Médico, além disso o empregado precisa passar pelo médico do trabalho, esse irá decidir.
É bom e aconselhável o(a) empregado(a) antes tirar uma xerox do atestado médico, menciono isso para que caso o médico do trabalho autorize a trabalhar antes do vencimento do atestado anterior, possa questionar, (se quiser), no futuro.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.