x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 231

Heitor da Silva Ramos

Heitor da Silva Ramos

Prata DIVISÃO 2, Assistente Administrativo
há 1 ano Quarta-Feira | 20 julho 2022 | 20:17

Boa noite.

Uma empresa precisa enviar os dados ao e-social, ref. a folha do mês e tal. Mas o procedimento segue parado, pois precisa de certificado digital. Acontece que o dono faleceu, foi feito inventário e o filho está por enquanto como procurador e não sócio. Quando ele foi emitir o certificado, disseram que falta constar o nome dele na Receita, mas no contrato está ok, já consta. O que de fato precisa ser feito? Onde? Pra conseguir emitir o certificado e assim ter a possibilidade de enviar os dados da empresa ao e-social.


Outra dúvida:  o empresário nesse caso não tem certificado, pois  parece falta algo na Receita. Mas para regularizar e
entrar na Receita ele precisa de certificado. Fica em um ciclo vicioso, não?
Como iria resolver?

Obrigado.

marcelo

Marcelo

Bronze DIVISÃO 4, Suporte Técnico
há 1 ano Quinta-Feira | 21 julho 2022 | 08:09

o que a certificadora deve querer e que conste alguma informação no contrato social
o jeito e procurar uma certificadora menos exigente

Luciane Boguchevski

Luciane Boguchevski

Bronze DIVISÃO 5, Analista
há 1 ano Quinta-Feira | 21 julho 2022 | 08:52

bom dia 
Tive um caso parecido, veja sociedade limitada de um casal, o sócio responsável na receita faleceu. Fiz alteração onde a viúva assinou como inventariante e mudei o responsável na receita. Então quem fez certificado foi a viúva pra assinar o DBE. ... no seu caso caso seria o filho que não é procurador e sim inventariante, deve ser marcado a opção espólio. Pois assim que a pessoa falece o CPF fica TITULAR FALECIDO, sendo ele responsável pela empresa é necessário proceder assim. 
Para a segunda questão se ele entregava IRPF é só fazer um código de acesso usando o recibo dos dois últimos anos. Senão outra opção é o CONTA GOV com nível de confiabilidade prata ou ouro (para ver pendências, talvez esteja faltando declaração de IRPF). 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.