x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 1.323

Consultas de pré natal

Bárbara Caroline Antonelli

Bárbara Caroline Antonelli

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Administrativo
há 1 ano Quinta-Feira | 21 julho 2022 | 09:04

Prezados, bom dia!

Trabalho em uma empresa há quase cinco anos. Descobri agora que estou grávida. Minha primeira consulta de pré natal foi na segunda-feira (18). Na folha de ausência, o diretor da empresa colocou que a ausência foi aceita porém que eu pagarei em horas extras o tempo gasto na consulta.
Na minha cardeneta de gestante diz que a gestante tem direito a ir nas consultas sem sofrer prejuízo de salário e benefícios.
Pesquisei na internet e a lei fala isso mesmo.
Ontem fui conversar com ele a respeito disso... Primeiro ele começou dizendo que eu poderia fazer uma hora de almoço ao invés de 01h30, para conseguir pagar as horas que ficarei devendo ao longo dos 9 meses de gestação. Então falei que li na cardeneta da gestante que isso não posso sofrer prejuízos..... Ele disse que não tem conhecimento dessa lei e que poderíamos fazer da seguinte forma: duas vezes no mês eu posso me ausentar por 01h30 para ir na consulta e fazer exame. O que exceder essa uma hora e meia eu pagarei em horas extras.
Isso não é certo, até porque vou ficar bem cansada e não pretendo ficar fazendo hora extra a toa. Quero cumprir meu horário de trabalho e depois ir para minha casa descansar.

Gostaria de saber se ele está correto em me pedir para pagar em horas extras?

Devo ou não aceitar isso?

No acordo coletivo não fala nada a respeito, somente sobre o tempo da amamentação - dispensa de trinta minutos em cada período ou uma hora no final do período.

Vinícius Francisco Rodrigues dos Santos

Vinícius Francisco Rodrigues dos Santos

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 1 ano Quinta-Feira | 21 julho 2022 | 09:35

Bom dia, Prezada!

DISPENSA DO HORÁRIO DE TRABALHO PARA CONSULTA (CLT, CAPÍTULO 3).
Art 392 – § 4º – É garantido à empregada, durante a gravidez, sem prejuízo do salário e demais direitos:
II. dispensa do horário de trabalho pelo tempo necessário para a realização de, no mínimo, seis consultas médicas e demais exames complementares

Bárbara Caroline Antonelli

Bárbara Caroline Antonelli

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Administrativo
há 1 ano Quinta-Feira | 21 julho 2022 | 10:16

Vinicius,
Primeiramente agradeço sua resposta!
Eu pesquisei na internet e achei essa lei. Porém o diretor disse que não tem conhecimento sobre isso... E quer que eu pague em horas extras.
Ele não pode descontar essa minha ausência, ok. Mas está correto em me fazer pagar em horas extras?

ELIANE

Eliane

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 1 ano Quinta-Feira | 21 julho 2022 | 16:57

Barbara 

Sugiro que explique essa situação ao seu médico e que o mesmo lhe dê o atestado do dia. A empresa terá que abonar todo o seu dia.
Só quem já foi gestante sabe o quanto cansa mentalmente esse tipo de picuinha da empresa. Dependendo do grau de picuinha, pode vir a causar até mesmo uma depressão (digo com conhecimento de causa).

Atenciosamente
Eliane Rezende

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.