x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 395

Afastamento por auxílio doença + salário maternidade

Jessica Rocha

Jessica Rocha

Bronze DIVISÃO 4, Fisioterapeuta
há 1 ano Sexta-Feira | 12 agosto 2022 | 12:15

Bom vamos lá, entrei em uma empresa no começo de abril e descobri a minha gravidez em maio, já com 13 semanas. Desde então estou afastada com hiperêmese gravidica. Na primeira perícia não consegui comparecer passei muito mal, tenho uma perícia agendada para setembro mas ganho meu bebê em outubro. A pergunta é… se caso eu ganhar meu bebê nesse meio tempo aguardando a resposta do inss quem tem que pagar minha licença maternidade? Sou registrada clt… Conversei com um superior meu e eles pediram para enviar o laudo da perícia para dar os próximos passos assim que eu conseguir e não me orientaram sobre mais nada. O que fazer???

Rodimar Graf

Rodimar Graf

Prata DIVISÃO 3, Encarregado(a) Pessoal
há 1 ano Sexta-Feira | 12 agosto 2022 | 16:49

Boa tarde!
A orientação é comunicar o INSS quando a Licença Maternidade ocorrer, pois o INSS vai pagar o Auxílio Doença até essa data.
A empresa é que vai pagar a Licença Maternidade e descontar os valores da guia de INSS.
Isso se aplica a empresas em geral, exceto funcionário de MEI, aí o INSS é quem paga o benefício.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.