Joao Vitor
Iniciante DIVISÃO 1, Chefe Filial Boa Tarde Caros Colegas
Não sou especialista em Aposentadoria e me deparei com uma questão um pouco complicada.
Minha tia possui 62 anos de idade e contribuições no INSS de empregos registrados na CLT. Após anos de trabalho (14 anos) passou em concurso e serviu na prefeitura da cidade por mais 05 anos, totalizando 19 anos. Ela requereu exoneração para se aposentar pelo INSS (Levar as contribuições do RPPS para o INSS).
Quando requereu a aposentadoria por idade, o INSS retornou com a seguinte resposta: Pelas regras vigentes da Previdência Social, o requerimento solicitado foi Indeferido sob o número de benefício (NB) descrito acima. Não houve o reingresso ao RGPS após o fim do vínculo com o RPPS. Em próximo requerimento, requerente deverá apresentar os anexos devidos previstos na Portaria 1467/2022, relacionando períodos de servidor público RGPS e RPPS. Aguarde correspondência com as informações ou acesse o portal de serviços Meu INSS.
Pelo que entendi ela perdeu o vínculo com INSS, é possível recuperar esse vínculo? Quantos anos ela precisa contribuir para retomar esse vínculo? Ela vai perder as contribuições anteriores/carência?
Desde já agradeço a atenção