x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 18

acessos 10.097

Retificação Rais 2022 (competência 2021)

Fernando Pedro

Fernando Pedro

Prata DIVISÃO 2, Não Informado
há 1 ano Quarta-Feira | 22 fevereiro 2023 | 14:12

Boa tarde a todos. 
Preciso retificar os dados de um funcionário na RAIS 2022 (competência 2021), pois ficou com uma letra do nome dele errada e o PIS dele está bloqueado, mas no site da RAIS não tem mais o programa. Alguém saberia me dizer como proceder neste caso? Se é possível retificar pelo e-social.
grato pela atenção

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 1 ano Quarta-Feira | 22 fevereiro 2023 | 19:39

Se a empresa entregava RAIS, deverá aguardar a liberação do programa GENÉRICO, o que correrá nos próximos dias.
Caso já prestava as informações da RAIS através do e-Social, a retificação será por ele.

Marcos Antonio Providelo

Marcos Antonio Providelo

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Escritório
há 1 ano Segunda-Feira | 13 março 2023 | 08:58

Estou tentando enviar uma Rais pelo programa Generico 2021 e da o seguinte erro: 
Certificado Digital (CNPJ/CPF) incompatível com o CNPJ/CPF do Responsável pela Declaração

Estou cadastrando o CNPJ do escritorio como responsavel pela declaração e depois na hora de enviar o arquivo uso o certificado do escritório e volta dando esse erro

Alguem esta tendo esse mesmo problema ?

DOUGLAS SEIFERT OVITZKO

Douglas Seifert Ovitzko

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 1 ano Quarta-Feira | 15 março 2023 | 16:25

Boa tarde Marcos,

Estou tendo o mesmo problema, já tentei mudar os responsáveis e mesmo assim não dá certo. Entrei em contato com a RAIS e me passaram estas informações:

"Os campos referentes ao responsável pela declaração devem ser preenchidos com os dados do titular do certificado, seja CNPJ ou CPF, ou seja: Para transmitir a RAIS usando certificado digital, os dados (CPF ou CNPJ) informados no campo do responsável pela declaração, devem ser IGUAIS aos dados contidos no certificado digital utilizado.

Esta é uma determinação do MINISTÉRIO DA ECONOMIA / SECRETARIA ESPECIAL DE PREVIDÊNCIA E TRABALHO.
Nos dados do responsável, 7º ícone da barra de ferramentas do programa, há o campo Inscrição CNPJ/CEI/CNO/CPF/CAEPF, dessa forma, ele pode ser preenchido com uma dessas opções. Ao lado aparecerá a inscrição que foi utilizada. Esse campo Inscrição CNPJ/CEI/CNO/CPF/CAEPF e o campo Razão Social/Nome devem ser preenchidos com os dados do titular do certificado.
Se o certificado for um e-CPF, o campo CPF do Responsável deverá ser preenchido com o CPF do titular do certificado.
Se os dados foram importados, verifique no arquivo se os campos estão preenchidos corretamente, ou seja, os dados do responsável são os mesmos do titular do certificado. Se houve a correção no arquivo, faça nova importação dos dados, gere novamente a declaração e faça a transmissão."

Marcos Antonio Providelo

Marcos Antonio Providelo

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Escritório
há 1 ano Quinta-Feira | 16 março 2023 | 07:29



Bom dia DOUGLAS SEIFERT OVITZKO,

Todos esses procedimentos eu ja fiz e continua dando o mesmo erro. Você conseguiu transmitir a sua RAIS fazendo esses procedimentos?

Abri um chamado la no site da RAIS e me mandaram essas outras orientações:

Prezado Sr. Marcos, 


Por favor, siga a orientação que segue.
- faça um backup (cópia de segurança) dos dados, se houver;
- copie os dados (se houver) que estão no diretório GDRais, pasta Declarações, que fica no drive C. Eles podem ser copiados de volta à pasta após a reinstalação do programa.
- desinstale o programa;
- importante - delete o diretório GDRais, no drive C, caso a desinstalação não o faça automaticamente;
- faça novo download e nova instalação do programa.
- restaure o backup (cópia de segurança), se necessário;
- gere o arquivo e transmita.
Se não conseguir a transmissão e a mensagem de erro for a mesma, por favor, verifique se sua rede utiliza FIREWALL / PROXY.
Se sim, é necessário a configuração:
Endereço IP de destino: "161.148.174.239"
Portas de destino: "80" e "443"
Protocolo: TCP
Se o problema continuar após o procedimento e se houver a possibilidade, faça a transmissão de outro equipamento ou contate seu suporte técnico.
Douglas Seifert Ovitzko Atendimento SERPRO

Carlos

Carlos

Prata DIVISÃO 1
há 1 ano Sexta-Feira | 17 março 2023 | 12:53

Olá,

Lá em consultas > dados do responsável você vai colocar o cnpj e razão social do certificado que vai utilizar. Fazendo uma nova gravação depois disso, ai sim permitindo o envio.

A retificação 2021 já é possível pelo GDRAIS Genérico 1976-2021. Quem tiver problemas ao abrir, depois de instalado, procure no Youtube pelo vídeo ERRO DO JAVA NO APLICATIVO DA RAIS | RESOLVIDO .

Vinicius de Moraes

Vinicius de Moraes

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 1 ano Sexta-Feira | 17 março 2023 | 14:52

Boa tarde,

O funcionário foi demitido em 12/2020, posteriormente entrou na justiça com uma ação trabalhista e conseguiu êxito no processo em defesa a sua demissão e teve que ser reintegrado. O processo foi julgado somente em junho de 2022 (o funcionário permaneceu demitido até essa data: dez/2020 a mai/2022)

RAIS 2021 (entregue em 2022) foi entregue sem as informações do funcionário visto que o processo ainda não tinha sido julgado e o mesmo ainda permanecia demitido.

Minhas dúvidas em relação a RAIS: 

1 - Tenho que retificar a RAIS de 2021, (o funcionário recebeu todo o ano de 2021 em juízo, ou seja, no final do processo trabalhista, não recebeu mensalmente pela empresa) devo informar manualmente os salários de todos os meses mesmo ele recebendo via ação trabalhista??

2 - Tenho que retificar também a RAIS de 2020, pois nela no campo afastamento consta: data do afastamento 14/12/2020, causa: rescisão de contrato sem justa causa??

Obrigado

MANOEL TIAGO VIEIRA

Manoel Tiago Vieira

Iniciante DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 1 ano Quarta-Feira | 26 abril 2023 | 14:37

oi Priscila, voce conseguiu resolver, estou com o mesmo problema que voce em uma empresa com diversos funcionarios, e o que eu noitei é o seguinte, a empresa esta enquadrada como Grupo 3, e na verdade o Grupo correto seria Grupo 2, então eu preciso alterar o Grupo para 2 e enviar o Esocial de 01/2021 a 04/2021, mais ja procurei em varios locais como alterar e nao consigo, muitos trabalhadores ja ligando na empresa e reclamando, voce tem conhecimento ? Priscila Marques

Jefferson Santos Costa

Jefferson Santos Costa

Prata DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 1 ano Sexta-Feira | 12 maio 2023 | 10:52

Essa RAIS pelo E-SOCIAL virou dor de cabeça pra todo mundo, desde o incio estou tendo problemas com isso, quando usava o GDRAIS nunca tive problemas, a competência 2020 e agora 2021 so b.o, varios funcionários trabalharam os 12 meses de 2021 e so receberam 4 meses !!

Roseane Xavier Alves

Roseane Xavier Alves

Bronze DIVISÃO 5, Administrador(a) Empresas
há 1 ano Terça-Feira | 16 maio 2023 | 17:36

Jefferson eu estou com o mesmo problema, funcionário que só recebeu 4 meses, fui tentar retificar e não estou conseguindo, você já conseguiu resolver? eu vi que foi na migração para o e-social de alguma forma mudei o cadastro do funcionário e só foi a remuneração de 4 meses não foi do ano todo.

Ana

Ana

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Depto. Pessoal
há 50 semanas Segunda-Feira | 26 junho 2023 | 17:20

Boa tarde pessoal,

Estou com um problema parecido, A funcionária me avisou semana passada que só recebeu 880,00 de PIS referente a o ano-base 2021 (nesse caso 8 meses)
Fui verificar e a empresa é do grupo 3 (entidades sem fins lucrativos) e vi que na época quem fazia o DP da empresa não fez o envio da RAIS de  a JAN a ABR/2021. E de Maio a Dezembro foi pelo e-social. 

Entrei no site da RAIS mas não encontrei nada. Alguém sabe como proceder com a retificação? 

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 50 semanas Segunda-Feira | 26 junho 2023 | 17:48

Roseane e Ana.
Nos anos em que a RAIS foi substituída pelo e-social, a mesma deve conter as informações de todo o ano e não somente dos meses anteriores ao e-social.
Para envio em atraso ou retificação deverão aguardar a reabertura do prazo, em 2024.

SANDRA COSTA

Sandra Costa

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Depto. Pessoal
há 50 semanas Quinta-Feira | 29 junho 2023 | 22:08

A reabertura do prazo para retificar a Rais do ano base 2021 será só em 2024? Nesse ano 2023 Não pode mais fazer a retificação? Como eu faço a retificação desses quatro meses? Envio a informação da remuneração dos 12 meses ou só dos 04 meses que não foi informado? Se eu fizer a retificação só em 2024, quando que o funcionário receberá esses 4 meses?

SANDRA COSTA

Sandra Costa

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Depto. Pessoal
há 50 semanas Quinta-Feira | 29 junho 2023 | 22:10

A reabertura do prazo para retificar a Rais do ano base 2021 será só em 2024? Nesse ano 2023 Não pode mais fazer a retificação? Como eu faço a retificação desses quatro meses? Envio a informação da remuneração dos 12 meses ou só dos 04 meses que não foi informado? Se eu fizer a retificação só em 2024, quando que o funcionário receberá esses 4 meses?

Juliana Conceicao Bessa

Juliana Conceicao Bessa

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Depto. Pessoal
há 9 semanas Quinta-Feira | 11 abril 2024 | 13:07

Boa tarde!
Alguém conseguiu retificar a Rais ano base 2021? Empresa do grupo 3 está em dando o erro 2730 que diz que a empresa faz parte do grupo de obrigados ao envio de eventos pela folha de pagamento ao eSocial, porém no ano de 2021 ainda teve Rais para o grupo 3. As informações de Janeiro a Abril de 2021 não saiu na Rais e os funcionários não receberam o abono completo. Alguém sabe a solução?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.