x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 8

acessos 2.307

ANA PAULA DE OLIVEIRA

Ana Paula de Oliveira

Iniciante DIVISÃO 3 , Assistente Administrativo
há 14 anos Quarta-Feira | 14 julho 2010 | 12:47

Trabalho em um órgão público e nos meses de abril e maio/2010 três funcionários foram contratados mas só entraram na folha de pagamento de junho, ou seja, os 2 meses anteriores não foram informados na Gfip e o INSS está em atraso. Como faço a retificação da Gfip com INSS em atraso? E o valor da GPS, como calculo? Devo calcular a GPS no site da Receita Federal mesmo que seja pago pelo Siafi?

Carlos Alberto Barreto

Carlos Alberto Barreto

Prata DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 14 julho 2010 | 13:09

Ola Ana Paula, fiquei com uma duvida, mas se a data de admissão dos funcionarios for em 04/2010, tu deves fazer novamente as sefip's de 04/2010 e 05/2010, incluindo os funcionarios não informados.

Com relação ao calculo da GPS em atraso tu deves fazer o calculo pelo sefip mesmo, só tem que ter o cuidado de ver se as tabelas estão devidamente atualizadas para o calculo.

E com relação ao FGTS tu não informou se foi recolhido nos meses 04/2010 e 05/2010, se foi, tu deve informar novamente os funcionarios declarados em 04/2010 e 05/2010 na modalidade 9 e incluir os não informados na modalidade 1; assim tu ira gerar a GRf somente dos 3
e tera também o INSS devidamente calculado ja com acrescimos legais dos periodos citados.

Espero ter ajudado Ana Paula.

Um abraço

Carlos Barreto

Carlos Alberto Barreto

Carlos Alberto Barreto

Prata DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 14 julho 2010 | 14:55

Ola Sabrina, entra so sefip informa na abertura do movimento competencia 13/2009, no campo previdencia social marca no prazo se a GPS foi paga no prazo, ou em atraso se a GPS não foi paga, e coloca a data em que sera efetuado o pagto, cuida para ver se a tabela selic do sefip esta atualizada.
Depois informa normalmente os trabalhadores na modalidade 1 declaração ao FGTS e Previdencia, e não esquece de colocar nas informações do movimento do trabalhador a base de calculo da previdencia social, depois tu faz a simulação e ve se esta tudo correto, se tu ja efetuou o pagto. ref a gps 13/2009 ve se o valor esta batendo com o que foi pago e se não pagou vai sair uma guia atualizada que devera ser paga até a data colocada no inicio.
Depois tu leva a sefip completa e a guia paga, na delegacia da receita federal da jurisdição da empresa que eles darão baixa na pendencia e automaticamente tu vais pegar a CND Previdenciaria.

Espero ter ajudado.

Um abraço

Carlos Barreto

ANA PAULA DE OLIVEIRA

Ana Paula de Oliveira

Iniciante DIVISÃO 3 , Assistente Administrativo
há 14 anos Quarta-Feira | 21 julho 2010 | 11:08

Olá pessoal,

Ainda sobre meu primeiro questionamento, estou com uma dúvida. Como é que vou retificar as Gefips dos meses de abril e maio de 2010 (com INSS em atraso)? Pois quando eu marco INSS EM ATRASO e informo a data do pagamento, mesmo que todos os trabalhadores informados anteriormente sejam transferidos para a modalidade 9, o Sefip considera que o valor total do INSS está sendo pago em atraso, certo?
Desde já, agradeço a ajuda!

Ana Paula

ANA PAULA DE OLIVEIRA

Ana Paula de Oliveira

Iniciante DIVISÃO 3 , Assistente Administrativo
há 14 anos Sexta-Feira | 23 julho 2010 | 10:52

Certo, mas como devo realizar a gfip retificadora? Todos os trabalhadores, já informados, na modalidade 9 e os três novos trabalhadores na modalidade 1 ( não há incidência de FGTS)? Estou confusa porque quando marco INSS em atraso, a GFIP está calculando multa sobre a contribuição de todos os trabalhadores, mesmo dos que estão na modalidade 9.
Obrigada,

Ana Paula

Leila

Leila

Prata DIVISÃO 5 , Não Informado
há 14 anos Sexta-Feira | 23 julho 2010 | 10:55

Ana Paula,

Para a previdência o envio de uma nova Gfip substitui a anteriormente enviada, desde que permaneçam os mesmos dados (Cód recolhimento, Simples, etc...)

O procedimento está correto, porém a guia de Inss emitida pelo Sefip deverá ser desconsiderada, pois estará com o valor de todos os trabalhadores.

Emita uma guia através do site ou do programa da Gps somente com a diferença dos funcionários não recolhidos anteriormente. A guia do Fgts sairá correta.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: