x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 3.509

Advertência por sair 1 hora mais cedo por estar passando mal pode?

Izabella Cordeiro

Izabella Cordeiro

Iniciante DIVISÃO 2 , Fiscal Segurança
há 1 ano Sexta-Feira | 10 novembro 2023 | 07:48

Olá na empresa que trabalho é um local aberto e sem muita ventilação e como consequência um calor enorme eu comecei a passar mal muita dor de cabeça 1 hora antes de finalizar meu expediente eu não consegui aguentar e avisei a supervisora que estava passando muito mal e que iria ter que sair, posso levar advertência? 
se eu não querer assinar? 

ANDRE MAZARIN DA SILVA

Andre Mazarin da Silva

Iniciante DIVISÃO 1 , Gerente Recursos Humanos
há 1 ano Sexta-Feira | 10 novembro 2023 | 10:40

De acordo com a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e a CF 88 (Constituição Federal de 1988), é fundamental garantir condições de trabalho que preservem a saúde e a integridade do trabalhador. A empresa deve cumprir as normas de segurança do trabalho, como as estabelecidas pelas Normas Regulamentadoras (NRs).
No seu caso, se o ambiente de trabalho está inadequadamente quente e isso está afetando sua saúde, a empresa pode estar descumprindo as normas de segurança e saúde no trabalho. De acordo com o artigo 157 da CLT, é dever da empresa cumprir e fazer cumprir as normas de segurança e medicina do trabalho.
Se você precisou sair do trabalho devido a condições inadequadas que afetaram sua saúde, é importante documentar o ocorrido, comunicar ao seu superior e, se possível, procurar um médico para atestar a relação entre o ambiente de trabalho e seu mal-estar.
Quanto à possibilidade de receber advertência, geralmente, as empresas devem agir com bom senso em situações como essa, considerando que o mal-estar foi causado por condições inadequadas no local de trabalho. Se a empresa insistir em aplicar uma advertência, você tem o direito de se recusar a assinar, pois a advertência, nesse contexto, poderia ser injusta.
No entanto, é sempre recomendável buscar orientação específica de um profissional de direito do trabalho ou sindicato para lidar com situações individuais, pois as circunstâncias podem variar, e a interpretação das leis pode depender de detalhes específicos do caso.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade