Midiã
Iniciante DIVISÃO 3 , Assistente AdministrativoOlá!
Minha mãe foi contratada como empregada doméstica em 2010, para trabalhar 3x por semana e na carteira de trabalho, assinada com "um salário minimo", sendo 510,00 na época. Aproximadamente 2 anos depois, ela passou a receber 600 reais. Atualmente, em 2023 ainda recebe 600,00. Nunca teve outro reajuste de salário.
Na pandemia em 2020, a patroa dela solicitou que passasse a ir somente 1x por semana, pois não queriam aumentar o salário, conforme solicitávamos e também não queria pagar vale transporte. Até o ano de 2020, minha mãe sempre tirou o dinheiro de VT para ir as 3x na semana do bolso.
Atualmente, minha mãe está com problemas na perna que implicaram na tentativa de afastamento, pois as tarefas pioram o caso de erisipela, ela chegou ficar gravemente internada. O fato é que o auxilio não foi concedido, pois as contribuições foram abaixo do salário minimo, porque ela recebe somente 600,00. Quando entramos em contato com a empregadora, ela mencionou a reforma trabalhista de 2019 que diz que o empregado doméstico deve fazer a complementação por conta própria, porém, minha mãe não tinha conhecimento disso. Entendo que se o salário tivesse correto, realmente o valor teria que sair do bolso da empregada, mas no caso citado, não foi o salário combinado. De qualquer forma, a minha duvida volta à questão do salário, pois ela alega que não paga um salário minimo, porque minha mãe só ia 3x na semana e que depois da pandemia, passou a ir 1x.
Eu sei que a jornada parcial é passível de salário proporcional, porém, o fato dela ser registrada como um salário mínimo e ter recebido um salário minimo durante alguns anos, até o piso mínimo ultrapassar os 600, não caracterizaria essa falta de reajuste salarial como redução salarial? Pois ela não optou ir uma vez na semana, mas a empregadora sim, para não ter que pagar passagem.
Obs: nos ultimos dois anos, passaram a pagar 40,00 como titulo de VT, para minha mae ir uma vez na semana. Acontece que, indo 1x na semana, o trabalho aumentava muito e pelos problemas na perna, minha mãe chegou a levar minha irmã durante muito tempo para auxiliar na limpeza pesada.
Minha mãe irá solicitar rescisao indireta, porém, gostaria de tirar essa duvida referente ao salário, pois me parece certo elas pagarem um salário proporcional, desde que esse fosse o salário mencionado na CTPS, e o acordado no ato de contratação, foi um salário minimo, porém, nunca fizeram tais reajustes.