x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 142

Dúvida sobre pedido de demissão

Rodrigo

Rodrigo

Iniciante DIVISÃO 1, Aprendiz
há 34 semanas Terça-Feira | 28 novembro 2023 | 19:11

Sou aprendiz, tenho 18 anos e uma outra empresa gostaria de me contratar de forma efetiva (a proposta é boa), hoje é terça dia 28 e a dona da outra empresa me disse que eu preciso estar livre até sexta dia 1 para iniciar minha contratação e assim iniciar na segunda dia 04. Minha dúvida é: Se eu, como um trabalho aprendiz, for no RH amanhã quarta dia 29 com a carta de próprio punho posso ser dispensado ainda essa semana? É uma oportunidade de vida, estou com medo de não ser liberado por qualquer motivo que seja:/

Mauricio Aparecido das Neves

Mauricio Aparecido das Neves

Ouro DIVISÃO 1, Analista Sistemas
há 34 semanas Quarta-Feira | 29 novembro 2023 | 08:48

Ola Rodrigo

Espero que isso te ajude:
Essa instrução está plenamente vigente, vou recortar as partes que te interessam.

INSTRUÇÃO NORMATIVA DA SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO - SIT Nº 97 DE 30.07.2012 D.O.U.: 31.07.2012

Art. 10. O contrato de aprendizagem extinguir-se-á:

I - no seu termo final;
II - quando o aprendiz completar vinte e quatro anos, observado o disposto no art. 8º;
III - antecipadamente, nas seguintes hipóteses:
a) desempenho insuficiente ou inadaptação do aprendiz, que devem ser comprovados mediante laudo de avaliação elaborado pela entidade executora da aprendizagem, a quem cabe a sua supervisão e avaliação, após consulta ao estabelecimento onde se realiza a aprendizagem;
b) falta disciplinar grave prevista no art. 482 da CLT;
c) ausência injustificada à escola que implique perda do ano letivo, comprovada por meio de declaração do estabelecimento de ensino;
d) a pedido do aprendiz;
e) fechamento da empresa em virtude de falência, encerramento das atividades da empresa e morte do empregador constituído em empresa individual.