Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 8.173

Fichas de Registro de Empregados

Antonio Carlos Doná

Antonio Carlos Doná

Prata DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 23 julho 2010 | 10:25

Gostaria de receber a opinião dos colegas a respeito desse tópico.
Vamos a legislação:
O Livro Registro de Empregados é obrigatório para todas as pessoas jurídicas e equiparadas que possuam funcionários, podendo a critério da pessoa jurídica ser substituído por fichas, nos termos estabelecidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas.

CLT
Art. 41. Em todas as atividades será obrigatório para o empregador o registro dos respectivos trabalhadores, podendo ser adotados livros, fichas ou sistema eletrônico, conforme instruções a serem expedidas pelo Ministério do Trabalho.

Bom, como "instruções a serem expedidas..." eu encontrei a portaria 41 de 28/03/2007, e lá diz em seu artigo 2o., quais as informações obrigatórias.
Não encontrei em nenhum lugar informações, onde diga que não posso utilizar fichas emitidas pelo computador.
Como já escrevi em outro tópico, eu faço o seguinte sistema:
Criei uma ficha de registro com o número 0001, onde fiz um termo de abertura e não utilizei a mesma para registro.
Fui registrando os funcionários a partir do número 0002 em diante.
Caso haja uma fiscalização, estarei com todos os registros em ficha como manda a lei e imprimirei uma ficha em branco com o número seguinte ao último registro, para o fiscal autenticar.
No meu entendimento, como as fichas estão impressas em ordem sequencial, não me enquadro no sistema eletronico que é mencionado na portaria 41 em seu artigo 4o.
Já li mensagens antigas aqui no forum, onde preenchem apenas a parte da frente da ficha de registro e colhem as assinaturas, e no caso de rescisão ou fiscalização, o verso é preenchido, mas aí acho que posso ter o problema com a fiscalização, pois o fiscal pode alegar que as fichas não estavam atualizadas.
O que vocês acham, estou correto?

[]s Antonio Carlos Doná
ACD Consultoria
RAFAEL

Rafael

Prata DIVISÃO 2 , Analista Recursos Humanos
há 15 anos Sexta-Feira | 23 julho 2010 | 10:46

Bom diaAntonio Carlos Doná.

Não tive problemas quanto ao modelo de ficha, ele apenas pediu a ficha atualizada, sendo assim levei a orinal assinada e uma auxiliar com as atualizações.

Passou tranquilo.

Leila

Leila

Prata DIVISÃO 5 , Não Informado
há 15 anos Sexta-Feira | 23 julho 2010 | 10:50

Eu também nunca tive problemas em nenhuma fiscalização. Levo uma ficha auxiliar emitida pelo sistema com as atualizações.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade