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LIBERAÇÃO APÓS PAGAMENTO MULTA VIA FGTS DIGITAL

Ariane Schiochet

Ariane Schiochet

Bronze DIVISÃO 5 , Assessor(a) Recursos Humanos
há 1 ano Quinta-Feira | 7 março 2024 | 09:26

Bom dia,

Não encontrei informação clara com relação ao prazo de liberação da multa rescisória, após o pagamento da guia emitida pelo sistema do novo FGTS digital, onde o pagamento se dá exclusivamente por via PIX
Alguém que já tenha feito o processo anteriormente, saberia informar quando libera para o funcionário?
Agradeço a ajuda!

Yuri Aquino
Moderador

Yuri Aquino

Moderador , Encarregado(a) Contabilidade
há 1 ano Quinta-Feira | 7 março 2024 | 09:53

Ariane Schiochet, bom dia.

Em uma live de orientação do sistema Domínio, o professor mencionou algo sobre 5 dias após o envio do evento de dispensa ao eSocial. Mas também não vi essa informação oficialmente em nenhum lugar.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
Ariane Schiochet

Ariane Schiochet

Bronze DIVISÃO 5 , Assessor(a) Recursos Humanos
há 1 ano Terça-Feira | 12 março 2024 | 10:27

Bom dia Yuri,

Então, ainda neste caso, o prazo de 5 dias úteis já passou e no APP do FGTS digital do empregado, que antes constava o saldo hoje está negativo. Na agência ontem, a atendente disse para o empregado que a empresa tem obrigação de ceder a chave para ele sacar rs. Um despreparo total e com isso não temos também uma resposta clara para passar para eles. Tudo normal em se tratando de CAIXA...

Yuri Aquino
Moderador

Yuri Aquino

Moderador , Encarregado(a) Contabilidade
há 1 ano Terça-Feira | 12 março 2024 | 16:11

Ariane Schiochet, boa tarde.

Eita colega. Infelizmente a Caixa sendo a Caixa. Em qualquer lugar do Brasil, a "qualidade" é a mesma. Bom, eu ainda não tive nenhuma situação adversa, mas caso venha a ter eu relato aqui.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
Marcio Tullio

Marcio Tullio

Bronze DIVISÃO 3 , Programador(a)
há 1 ano Quarta-Feira | 13 março 2024 | 08:43

Bom dia.

Estou com mesmo problema, funcionários informando que precisam da chave mandei um print da tela para a funcionaria onde o conectividade social diz que não e possível gerar chave para rescisões feitas a partir de 01.03.2024 e mandei print de tudo que é tela do e-social com a saída do funcionário, mas o funcionário diz que o valor esta preso.

Luciano Pereira

Luciano Pereira

Prata DIVISÃO 3 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 1 ano Quarta-Feira | 13 março 2024 | 09:00

quem tiver conta na caixa o saldo do FGTS será depositado em  5 dias uteis, caso não tenha conta na caixa seria interessante baixar o aplicativo FGTS e la definir /cadastrar conta bancaria para credito do FGTS 

Maria Gabriela de Freitas Severo

Maria Gabriela de Freitas Severo

Iniciante DIVISÃO 4 , Assistente Contabilidade
há 1 ano Quarta-Feira | 13 março 2024 | 09:43

Bom dia colegas!  
Também estou enfrentando a mesma situação. A rescisão ocorreu em 01/03 e para prevenir, orientei que a funcionária verificasse seus dados, e atualizasse os dados bancários no app do FGTS, desde esta data. A guia do fgts rescisório foi paga em 06/03.  E já está tudo certinho aparecendo no extrato. Porém não entrou em conta, não aparece em lançamentos futuros no banco. Orientei a ir à Caixa, pois já estava tudo transmitido... Exigiram chave de saque do fgts, e que era necessário liberar o fgts pra funcionária, se não ela não conseguiria sacar. Ainda destacaram que nós estavamos fazendo "errado", e que tinhamos que conceder a chave... E por isso, a funcionário veio me xingar ainda rs. Alguém já desvendou a situação?

Ótima quarta-feira a todos.

Marcio Tullio

Marcio Tullio

Bronze DIVISÃO 3 , Programador(a)
há 1 ano Quarta-Feira | 13 março 2024 | 11:12

O problema central e justamente que a caixa faz uma orientação divulga no seu site, mas seus funcionários não sabem dos procedimentos, e o app do FGTS digital por vezes apresenta problema e não valida a conta informada, então se o funcionario não tiver uma conta na caixa dificilmente ele vai resolver isso rapidamente, mesmo com dinheiro liberado ou por uma questão de sistema ou por desconhecimento a caixa informa não ser possível e com isso volta a indicar a historia da chave ou liberações no eSocial, mas um resumo é: Se a guia foi preparada e paga, os eventos da rescisão transmitidos e no eSocial consta a data de saída então tudo deu certo.

O pobre do trabalhador que fica sem o dinheiro e sem informação então volta para os DP cobrando uma solução e ate o momento não vejo um pronunciamento oficial sobre o tema, Brasil sendo Brasil.

Amanda Gravena

Amanda Gravena

Iniciante DIVISÃO 4 , Assistente Depto. Pessoal
há 1 ano Quinta-Feira | 11 abril 2024 | 10:11

Olá pessoal,
Estou com um problema com a questão de depósitos feitos em atraso após o saque da multa do FGTS, o funcionário teve desligamento 05/03/2024, ele conseguiu sacar a multa mais o saldo restante dos depósitos feitos em atraso ele não esta conseguindo, a caixa alega que tem que ser feita a chave de comunicação e ainda orientou o funcionário a dizer ao escritório para fazer uma nova rescisão. 
Como proceder neste caso, se arriscar a fazer a chave pelo conectividade??

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