x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 222

Ctps Digital e CBO Errado

Leonardo Junior Braga De Freitas

Leonardo Junior Braga de Freitas

Iniciante DIVISÃO 2, Operador(a) Máquinas
há 4 semanas Sexta-Feira | 6 setembro 2024 | 14:28

Boa tarde!

Pessoal, estou com um problema em minha Ctps digital, empresa colocou cbo errado, pedi para eles trocar, eles trocaram mas já faz mais de 1 mês e até agora nada de atualizar no aplicativo da ctps digital, alguém sabe como resolver isso ?
Cargo = Operador de Maquinas
CBO errado era 711210 que seria Operador de Carregadeira mas eu não trabalho com essa maquina.
CBO Correto é 715125 que seria Operador de maquinas de construção civil e mineração pois trabalhei com mais de 1 maquina, o chefe do RH disse que mudou, me forneceu um documento mostrando a mudança ( na parte de cima do  documento está escrito Visualizar Dados Contratuais do Trabalhador ) ele disse que mudou dentro do eSocial mas já faz um mês e nada de atualizar na Previdência Social e na CTPS Digital.

Lyncon Aguiar

Lyncon Aguiar

Prata DIVISÃO 3, Analista Pessoal
há 4 semanas Sexta-Feira | 6 setembro 2024 | 14:42

Boa tarde Leonardo, tudo bem?

Por gentileza informar as informações abaixo para mais orientações:
Nomenclatura do cargo que realiza
CBO original 
CBO alterado

Abraços.
Leonardo Junior Braga De Freitas

Iniciante DIVISÃO 2, Operador(a) Máquinas
há 4 semanas Sexta-Feira | 6 setembro 2024 | 15:01

Cargo = Operador de Maquinas
CBO errado era 711210 que seria Operador de Carregadeira mas eu não trabalho com essa maquina.
CBO Correto é 715125 que seria Operador de maquinas de construção civil e mineração pois trabalhei com mais de 1 maquina, o chefe do RH disse que mudou, me forneceu um documento mostrando a mudança ( na parte de cima do  documento está escrito Visualizar Dados Contratuais do Trabalhador ) ele disse que mudou dentro do eSocial mas já faz um mês e nada de atualizar na Previdência Social e na CTPS Digital.

André de Oliveira

André de Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 4 semanas Sexta-Feira | 6 setembro 2024 | 15:37

Boa tarde, Leonardo,

Se a alteração foi feita no eSocial e comprovada pela empresa de que o evento de alteração foi recepcionado, não tem como fazer a não ser esperar mesmo. As plataformas digitais demoram mesmo para atualizar as informações.

Lyncon Aguiar

Lyncon Aguiar

Prata DIVISÃO 3, Analista Pessoal
há 4 semanas Segunda-Feira | 9 setembro 2024 | 09:30

Bom dia Leonardo, tudo bem?

Você tentou visualizar no campo "Anotações" dentro da sua CTPS digital?

As vezes a empresa realiza a alteração do CBO como se fosse uma alteração de função, ao invés de alterar o CBO no envio inicial do trabalhador.

Se mesmo assim ainda não estiver aparecendo, como o colega André disse anteriormente, diante da comprovação da empresa que a alteração foi efetuada não há o que fazer.

Sugiro tentar abrir um recurso através do link abaixo, e detalhar o caso diretamente ao ministério do trabalho para tentar resolver:

https://www.gov.br/trabalho-e-emprego/pt-br/canais_atendimento/fale-conosco

Abraços.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.