x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 131

MEI ao contratar funcionário, qual seria o custo?

Matheus

Matheus

Bronze DIVISÃO 4, Estagiário(a)
há 4 semanas Sábado | 5 outubro 2024 | 14:46

Olá, 

1-para um MEI contratar um funcionário, qual seria o custo?

2-as folhas de contracheque, recisão, e quando o funcionário sai de férias, tudo é feito automático pelo e social ou precisa de um sistema contábil?

3-possui diferença de custo ou ser mais trabalhoso  contratando como MEI ou uma ME do simples nacional?  

4-e MEI pode assinar carteira como meio período?

desde já agradeço toda ajuda!

JIMINSON ANALISTA FISCAL TRIBUTARIO BELÉM/PA

Jiminson Analista Fiscal Tributario Belém/pa

Ouro DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 4 semanas Domingo | 6 outubro 2024 | 08:59

vamos lá Matheus,

1. Para um MEI contratar um funcionário, qual seria o custo?O custo total mensal de um funcionário para um MEI, com base no salário mínimo de R$ 1.412,00 em 2024, é de aproximadamente R$ 1.567,32 sem provisões. Esse valor inclui o salário bruto, 8% de FGTS e 3% de INSS Patronal. Vale lembrar que esse valor não inclui o décimo terceiro salário, as férias remuneradas e outros benefícios como vale-transporte e alimentação. Além dos custos mensais, é importante considerar os custos anuais, como o 13º salário e as férias proporcionais que podem consolidar um valor acima de R$ 1.900,00 mensais tudo bem?

2. As folhas de contracheque, rescisão e quando o funcionário sai de férias, tudo é feito automaticamente pelo eSocial ou precisa de um sistema contábil?O eSocial é o sistema utilizado para registrar a contratação do funcionário, enviar informações trabalhistas, gerar guias para pagamento e realizar a rescisão, se necessário. Embora o eSocial ofereça essas funcionalidades, ele não automatiza completamente o processo, especialmente em relação a cálculos mais complexos. Um sistema contábil seria muito interessante e útil para automatizar cálculos de folhas de pagamento, provisões de férias, 13º salário, e facilitar o cumprimento das obrigações fiscais.

3. Possui diferença de custo ou é mais trabalhoso contratar como MEI ou como ME do Simples Nacional? Sim, há diferenças de custo e trabalho entre contratar como MEI ou como ME do Simples Nacional. O MEI tem um regime de contratação simplificado, com encargos trabalhistas reduzidos, incluindo 3% de INSS Patronal e isenção de contribuições como RAT e Sistema S. Já as ME optantes pelo Simples Nacional pagam a Contribuição Previdenciária Patronal (CPP) dentro do DAS, que pode variar de acordo com o faturamento da empresa. Logo quanto maior o faturamento da empresa maior será a CPP Contribuição patronal previdenciária. As ME também precisam arcar com o INSS do empregado e FGTS, mas estão desobrigadas do RAT e do Sistema S.

4. O MEI pode assinar carteira como meio período?Sim, o MEI pode contratar um funcionário em meio período. A jornada de trabalho nesse regime não pode ultrapassar 26 horas semanais.

Jimi Analista Fiscal-tributário Belém/Pará
Especialidade fiscal-tributária:
RICMS/PARÁ - RISS/BELÉM
Exportação e Importação - Postos de combustíveis - Distribuidora de medicamentos
Comércio varejista de GLP - Farmácias de manipulação e Drogarias - Empresas de TELECOM - Rastreamento veicular
Construtoras, incorporadoras e imobiliarias - Autopeças - Escritórios de advocacia - Agência de viagens
Sorveterias, lanchonetes e padarias - Manutenção de ar condicionado - Comercio de produtos odonto medicos hospitalares
Escola de ensino regulares - Corretagem de seguros - Aluguel e venda de imoveis - Serviços de jardinagem e paisagismo
Microempreendedor individual
(91)98334 6044 ZAP

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.