x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 265

Desconto de salário

Vanessa Christiane

Vanessa Christiane

Iniciante DIVISÃO 1 , Terapeuta Ocupacional
há 23 semanas Sexta-Feira | 22 novembro 2024 | 15:33

Eu e outra colega funcionária levamos nossos filhos ao médico, datas diferentes, problemas diferentes. Minha filha foi atestada 2 dias, o filho dela 7. Eu também peguei o de acompanhante, além do dela (minha filha). Mandei a foto e tive retorno que ok aquele documento era aceito. Nossa convenção assegura para filhos até 14 anos, sem um descrição de como deve ser tal documento, o que deve constar. Minha filha tem 9 anos, o filho dela 3. Enfim. Foi nos passado que era aceito que estava ok. Dias e semanas após, fomos informadas de que não será aceito, e será descontado do nosso salário. Informação passada pela contabilidade da empresa. Isso é permitido? Sendo que inicialmente a própria contabilidade analisou o documento e retornou que ok, que estava aceito?

Samara Ernandes

Samara Ernandes

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 23 semanas Quarta-Feira | 27 novembro 2024 | 09:23

Vanessa Christiane, bom dia!
A CLT garante a falta de apenas 1 dia para acompanhamento do filho de até 6 anos ao médico. Se a Convenção Coletiva de vocês garante até 14 anos, falta verificar quantos dias eles abonam a falta. Pois o atestado de vocês, abona 1 dia perante a CLT e o restante dos dias vai do empregador aceitar ou não. Agora se a Convenção, abonar mais de 1 de falta para acompanhamento médico, é errado eles descontarem.

James McGill

James Mcgill

Prata DIVISÃO 1 , Consultor(a) Jurídico
há 23 semanas Quarta-Feira | 27 novembro 2024 | 10:35

O argumento da Samara até está correto, mas houve um equívoco dos responsáveis pela situação dos funcionários.

Eles não podem informar que os dias serão abonados e, ao passar dos dias, dizer que não mais serão.
É como se eu dou folga para o Joãozinho e um dia depois dizer que me arrependi e era para ele ter trabalhado.

Eu sugiro que entre em contato com a empresa, diga que eles deram aval para que vocês pudessem gozar dessa licença do atestado de acompanhante e repensem essas faltas.
Pois se ambas soubessem que o afastamento não seria aceito, teriam tomado outras atitudes para que não recebessem essas faltas; tal qual podem interferir na tabela de férias e outros benefícios.

Fighting for you Albuquerque

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade