x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 1.867

FGTS DA SEGUNDA PARCELA DO 13º SALÁRIO

André de Oliveira

André de Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 2 semanas Quarta-Feira | 8 janeiro 2025 | 11:48

Pessoal,
bom dia

Ao gerar a guia do FGTS da segunda parcela do 13º salário no FGTS Digital, esta vem com o valor da primeira somada, sendo que esta já foi emitida e paga. Consultei as rúbricas e estão todas corretas (incidência 12). Também enviei dentro do prazo o 13º anual. Alguem teve este problema com a emissão da guia ?

Cesar

Cesar

Diamante DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 2 semanas Quarta-Feira | 8 janeiro 2025 | 17:06

Boa tarde.

Tive esse problema com o meu sistema (Alterdata) em Dezembro de 2023 nos MEI (que pagam o FGTS na guia do DCTFWeb) e era erro na incidência do desconto da primeira parcela de 13º, a incidência não fazia o sistema do FGTS entender que era pra descontar.
Nesse caso foi preciso retificar a incidência, reabrir todas as folhas de décimo terceiro e de novembro e transmitir tudo de novo...
Verifica com o seu sistema pra eles acertarem.

Felipe de Vasconcelos Machado

Felipe de Vasconcelos Machado

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Pessoal
há 2 semanas Quinta-Feira | 9 janeiro 2025 | 15:36

Olá, boa tarde,
Tive o mesmo problema aqui na empresa, e o erro estava no evento de desconto da primeira parcela do 13º salário dentro do portal eSocial. No portal, a incidência deste evento estava com o código zero (não é base de cálculo do FGTS) . Já na minha folha (Folha RM TOTVS), o evento estava correto. Realizei o reenvio desse evento ao eSocial (S-1010), e a incidência foi atualizada para o código 12 (base de cálculo do FGTS para o 13º salário).
Depois disso, reabri a folha de dezembro/2024, excluí o S-1200 referente à folha do 13º e o S-1210 da folha de Dezembro, reenviei a folha do 13º , reenviei o S-1210 e, em seguida, enviei o S-1299. Após essas etapas, o eSocial reconheceu o evento de desconto e corrigiu os valores do FGTS. Ao gerar a guia (Fgts Digital), os valores apareceram corretamente.

André de Oliveira

André de Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 2 semanas Quinta-Feira | 9 janeiro 2025 | 17:13

Meu caros Cesar e Felipe de Vasconcelos

Agradeço as indicações de voces. Foi com base neles que consegui resolver o problema.
As incidências de código 12 estavam todas corretas no eSocial. O detalhe é que, eu transmiti o 13º no dia 11/12 e ela foi atualizada no dia seguinte. Tanto que, as folhas de 13º que enviei dia 13 estão corretas.

Abraço a todos e muito obrigado !!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.