x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 171

Falta após feriado

Rita de Cassia Oliveira Clemente

Rita de Cassia Oliveira Clemente

Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Administrativo
há 5 semanas Quinta-Feira | 20 março 2025 | 13:44

Boa tarde! Sou do departamento fiscal e um amigo me fez um questionamento sobre DP e não soube responder corretamente. Em abril vamos ter um feriadão pra quem não trabalha no sábado. Essa pessoa trabalha em mercado e vai viajar com a família voltando na segunda. No mercado informaram pra ele que se não apresentar atestado para o sábado ele perderá 5 dias. Está correto?  Não seriam 4 dias - de sexta a domingo? Ele pode tentar negociar uma folga para ser descontada em férias? Obrigada.

MARCIO

Marcio

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 4 semanas Sábado | 22 março 2025 | 18:45

Quanto ao questionamento sobre as consequências de falta injustificada envolvendo o feriado prolongado e a contagem dos dias para desconto salarial, esclareço que a interpretação correta está fundamentada no artigo 473 da CLT, combinado com o entendimento jurisprudencial do Tribunal Superior do Trabalho (Súmula nº 91 do TST). De acordo com tais normativas, a ausência injustificada do empregado ao serviço, intercalada por dias de repouso semanal remunerado e feriados, resulta na perda do direito à remuneração desses dias intermediários, desde que haja faltas imediatamente antes e após tais descansos. Assim sendo, no caso apresentado, a falta injustificada ao trabalho no sábado acarretaria, de fato, a perda dos dias referentes a sexta-feira (feriado), sábado (dia da ausência), domingo (descanso semanal remunerado) e segunda-feira (dia subsequente), totalizando quatro dias, e não cinco.
Diante disso, é incorreta a informação repassada pelo empregador de que seriam descontados cinco dias, uma vez que, pela regra trabalhista vigente, somente é possível o desconto dos dias efetivamente intercalados entre faltas injustificadas. Em relação à possibilidade de negociação de uma folga futura a ser descontada das férias, esclarece-se que a CLT não prevê essa compensação direta. Contudo, é possível formalizar um acordo prévio e escrito com o empregador para compensação futura através de banco de horas ou outro sistema de compensação regulamentado pela legislação vigente (art. 59, §2º da CLT e art. 611-A, inciso XIII, da Reforma Trabalhista – Lei nº 13.467/2017), desde que observados os critérios legais e convencionais aplicáveis.
Por fim, recomenda-se que o trabalhador busque diálogo prévio e documentado com o empregador para evitar eventuais conflitos futuros, formalizando-se o acordo para ausência mediante compensação específica e devidamente ajustada com antecedência. Estou à disposição para oferecer assessoria contábil especializada, bem como para sanar quaisquer dúvidas adicionais sobre o tema abordado.

Marcio L. Diniz
61-98513-4992

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade