x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 45

E-social Trabalhador categoria 410 - Servidor Publico CEdido

Bruna Cristina de Jesus Soares

Bruna Cristina de Jesus Soares

Iniciante DIVISÃO 1 , Gerente Recursos Humanos
há 4 semanas Terça-Feira | 25 março 2025 | 12:31

Tenho um trabalhador cedido do município de caxias para empresa publica do município do RIO, a categoria dele e 410, e o mesmo por ser estatutário não possui direito a FGTS , nem inss , somente desconto de IRRF. 
Cadastrei o mesmo no e-social , fiz a folha de pagamento , enviei o S-1202 , porém fui olhar o portal do FGTS DIGITAL, consta como irregular a matricula desse funcionário, porém nem era pra ele aparecer lá, pois é servidor  e estatutário, sem direito a FGTS. 

O que pode ter acontecido? 

MARCIO

Marcio

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 4 semanas Quarta-Feira | 26 março 2025 | 11:24

A situação relatada — trabalhador estatutário cedido entre entes públicos, sem vínculo celetista, mas constando como irregular no FGTS Digital — decorre, na maioria dos casos, de classificação incorreta ou incompleta das informações no eSocial, especialmente no evento de admissão (S-2200) e nas informações complementares do vínculo.
⚠️ Possíveis causas do problema:Categoria 410 – Servidor Público cedido de outro órgão está correta;
porém, se na admissão não foi marcado que não se aplica o FGTS, o sistema eSocial envia o vínculo ao FGTS Digital por padrão.
O campo “indFGTS” (indicativo de FGTS) no eSocial pode ter sido enviado com valor incorreto, como “1 – Recolhimento obrigatório”, ao invés de:
“2 – Recolhimento facultativo” (quando o ente opta por depositar) ou
“3 – Não se aplica” (que é o caso dos servidores estatutários sem FGTS).
Além disso, no evento S-1202 (Remuneração do órgão público), pode ter sido omitida a informação de que o trabalhador não tem direito a FGTS, o que gera inconsistência automática no portal do FGTS Digital, ainda que não haja obrigação de recolhimento.
Como corrigir:Revise o evento S-2200 do trabalhador no eSocial e verifique se o campo indicativo de FGTS está como "3 – Não se aplica";
Se necessário, envie uma retificação do S-2200 com esse ajuste;
Aguarde o sincronismo com o FGTS Digital — o sistema deve retirar automaticamente da base os vínculos marcados corretamente como não sujeitos ao FGTS;
Certifique-se de que o regime jurídico (estatutário) está claro no sistema de folha.
Assim, o problema ocorre por interpretação automática do sistema, não por obrigação indevida. Corrigido o campo no eSocial, a situação deve ser regularizada. 

Marcio L. Diniz
61-98513-4992

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade