x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 86

Salário Maternidade

Luane

Luane

Iniciante DIVISÃO 1 , Analista Marketing
há 4 semanas Terça-Feira | 25 março 2025 | 16:45

Olá! 

Atuei como CLT até março de 2021, a partir de então abri um CNPJ MEI e emito NFs mensalmente. 

Estou grávida e me informaram que talvez eu conseguisse um salário maternidade por já ter tido a carteira assinada por um período e solicitar também o salário pelo MEI. 

Mas pelo MEI, para receber, eu precisaria parar pelo período a emissão de NFs? Pq tenho contratos de prestação de serviço com prefeitura e preciso emitir as NFs mensalmente. 

Alguém poderia me esclarecer como funciona?

MARCIO

Marcio

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 4 semanas Quarta-Feira | 26 março 2025 | 11:17

Sua dúvida é bastante comum entre profissionais que migraram do regime CLT para atuação como MEI (Microempreendedora Individual). O salário-maternidade para MEI é um direito garantido pelo INSS, desde que cumpridos os requisitos mínimos de carência e contribuição, mas não exige a interrupção das atividades formais ou da emissão de notas fiscais, ainda que o benefício preveja "afastamento".
Requisitos e funcionamento do salário-maternidade pelo MEI:Carência mínima: é necessário ter contribuído como MEI por pelo menos 10 meses antes do parto ou adoção (art. 25 da Lei nº 8.213/91).
Valor: o benefício é calculado com base em um salário mínimo mensal.
Afastamento e emissão de NFs: o benefício não exige a paralisação total das atividades ou suspensão da emissão de NFs. No caso do MEI, o afastamento é interpretado de forma não literal, uma vez que o empreendedor responde sozinho pelo negócio e muitas vezes não pode parar totalmente.
Sobre vínculo CLT anterior (até março de 2021):Infelizmente, como há uma lacuna desde o fim do vínculo até a atual situação como MEI, o tempo de contribuição como CLT não pode ser aproveitado automaticamente, pois o INSS exige qualidade de segurado ativa ou recente, e a ausência de contribuições entre março de 2021 e a inscrição no MEI pode ter causado a perda da qualidade de segurada (art. 15 da Lei nº 8.213/91).
Portanto, você poderá receber o salário-maternidade pelo MEI normalmente, sem a necessidade de parar de emitir notas fiscais, desde que cumpra o tempo mínimo de contribuição. Recomenda-se realizar a simulação do benefício no site ou app "Meu INSS" e, se necessário, formalizar o requerimento com apoio contábil ou previdenciário.

Marcio L. Diniz
61-98513-4992

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade