x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 178

Posso ter dois empregos? Oque ocorre com meu e-social, sou obrigado a informar?

Antonella Maitê Heloisa Rezende

Iniciante DIVISÃO 2 , Auxiliar Biblioteca
há 3 semanas Quarta-Feira | 2 abril 2025 | 12:31

Olá, pessoal! Tenho uma dúvida sobre ter dois empregos CLT simultaneamente. Sei que não é ilegal, desde que os horários não se sobreponham, mas minha questão é sobre o eSocial.

Se eu já passei por todo o processo seletivo e fui contratado sem informar que tenho outro emprego, a nova empresa pode descobrir isso facilmente? O RH tem acesso ao meu eSocial de alguma forma antes de eu contar?

Meu plano é informar mais pra frente, mas no momento preciso da renda extra. Alguém já passou por algo parecido ou sabe como as empresas lidam com isso?
Agradeço qualquer ajuda!

E vocês do RH, como iriam lidar com isso? Eu realmente não fiz na maldade. 

Alisson Felipe Machado

Alisson Felipe Machado

Prata DIVISÃO 4 , Coordenador(a) Fiscal
há 3 semanas Quarta-Feira | 2 abril 2025 | 17:59

Boa tarde!
Além do que o colega James mencionou da exclusividade tem de se atentar que se forem empresas concorrentes diretas ter esses 2 empregos sem anuência dos empregadores pode resultar em justa causa em ambas empresas, nos termos do Art. 482 da CLT:
Art. 482 - Constituem justa causa para rescisão do contrato de trabalho pelo empregador:
(...)
c) negociação habitual por conta própria ou alheia sem permissão do empregador, e quando constituir ato de concorrência à empresa para a qual trabalha o empregado, ou for prejudicial ao serviço;

Cordialmente,

Alisson F. Machado
Consultor Tributário
CRC/PR: 082254/O
email:  [email protected]

Iniciante DIVISÃO 2 , Auxiliar Biblioteca
há 3 semanas Quarta-Feira | 2 abril 2025 | 18:12

Compreendi 

Alisson Felipe Machado  James Mcgill, nesse caso então de fato o problema seria apenas se forem contrato exclusivo ou forem concorrentes, fora isso eu não teria um problema caso meu desempenho seja bom em ambas empresas, e também não sou obrigada a informar correto? Por mais que eu entenda que pelo bom senso eu deveria ter feito antes.

Desde já muito obrigado pessoal

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade