Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 121

Admissão em uma Sorveteria do Simples Nacional. Quais são os documentos admissionais?

ALEXANDRE DE SOUZA CAIXINHAS

Alexandre de Souza Caixinhas

Iniciante DIVISÃO 3 , Auxiliar Contabilidade
há 6 horas Segunda-Feira | 14 julho 2025 | 10:21

Bom dia a todos e uma ótima semana!

Amigos, estou começando no DP e é minha primeira admissão. Já fiz o processo todo enviando pro eSocial e etc. Uso o Sistema domínio, mas estou perdido e queria fazer um checklist dos documentos admissionais necessários pro caso aqui.
No caso desta empresa é td mto simples. Contrato de experiência com efetivação automática depois de 90 dias, escala 6x1 (44 h semanais) apenas com VT e sem VR. Sem dependentes também.

Alguém poderia me indicar os documentos necessários pra esse caso?
Também lembro que mto tempo atrás tinha uma etiqueta que precisava ser impressa e colada na carteira do colaborador. Isso ainda existe hoje? Se não foi substituído pelo que?


Desde já agradeço!

ALEXANDRE DE SOUZA CAIXINHAS

Alexandre de Souza Caixinhas

Iniciante DIVISÃO 3 , Auxiliar Contabilidade
há 5 horas Segunda-Feira | 14 julho 2025 | 10:56

Oi, João!
Então, o chefe aqui do escritório não ficou satisfeito com as opções que o domínio deu. Achou mto básico, mas tb n deu mta ideia do que mais acrescentar.

Obrigado pelo Contrato que vc sugeriu! Já abri e tô avaliando!

Sabe sobre o lance da etiqueta que mencionei?

Gustavo

Gustavo

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Recursos Humanos
há 5 horas Segunda-Feira | 14 julho 2025 | 11:08

Bom dia!

Em relação à sua dúvida sobre as etiquetas, atualmente o uso não é mais obrigatório, pois todas as informações são encaminhadas para a Carteira de Trabalho Digital. No entanto, caso o funcionário solicite a etiqueta, o próprio sistema Domínio possui um modelo disponível no gerenciador de relatórios.

ALEXANDRE DE SOUZA CAIXINHAS

Alexandre de Souza Caixinhas

Iniciante DIVISÃO 3 , Auxiliar Contabilidade
há 4 horas Segunda-Feira | 14 julho 2025 | 11:52

Obrigado, Gustavo!

No caso aqui a admissão foi no dia 4 e enviada pro eSocial no dia 4 mesmo, mas o empregador me informou horários diferentes hoje pra colocar no contrato. Precisarei retificar no eSocial. Seria passível de multa? Sabem dizer? É a mesma escala, mesmo número de horas trabalhadas, mas horários diferentes.

Estou assumindo que pra esse caso serão suficientes

Contrato de experiência com efetivação automática.
Documentos pro VT (perdão, nem sei o nome pra esse documento)
e a ficha de registro do empregado.

Conseguem indicar se algo vital tá faltando?

Vanessa Ribeiro

Vanessa Ribeiro

Iniciante DIVISÃO 4 , Auxiliar Administrativo
há 2 horas Segunda-Feira | 14 julho 2025 | 13:47

Boa tarde! Aqui usamos um pré-requerimento que entregamos ao empregador, onde já tem um campo indicando os documentos necessários e outro para ele informar os dados principais da admissão, como função, salário, carga horária e se haverá contrato de experiência ou não, etc.
Em relação à documentação, para o funcionário, normalmente pedimos RG e CPF (ou CNH), título de eleitor, carteira de trabalho (física ou digital), comprovante de residência, comprovante de escolaridade, certidão de casamento (se for casado). Se houver dependentes, também pedimos a certidão de nascimento, CPF, cartão de vacinação (até os 6 anos) e comprovante de frequência escolar (dos 4 aos 14 anos). Os dados bancários são solicitados caso o pagamento do salário seja por depósito, e a foto 3x4 depende da política da empresa. Para homens até 45 anos: apresentar o certificado de reservista. E se o funcionário for usar vale-transporte, é preciso informar o endereço completo e as linhas de ônibus utilizadas.

Já por parte da empresa, os documentos fornecidos costumam ser o contrato de experiência com cláusula de efetivação após os 90 dias, a ficha de registro, o termo de vale-transporte (caso a empresa desconte os 6%), o termo de entrega de EPI (se aplicável) e a declaração de dependentes para fins de imposto de renda ou salário-família.

Quanto à etiqueta na carteira de trabalho, isso era feito antigamente quando tudo era registrado na CTPS física. Hoje, como o registro é feito pelo eSocial, não é mais necessário preencher à mão ou colar etiqueta. Basta enviar o evento S-2200 no eSocial com todas as informações da admissão. 

Sobre a carga horária, a retificação normalmente não gera multa. A penalidade costuma ocorrer quando a admissão não é enviada no prazo ou quando há alguma omissão mais relevante, como uma jornada incorreta que possa afetar os direitos do funcionário. Como nesse caso a admissão foi enviada corretamente e você vai apenas corrigir os horários, dificilmente haverá problema. Mesmo assim, é importante fazer a retificação o quanto antes, principalmente para manter o contrato e o eSocial alinhados.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade