x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 128

Empresa obrigando a reduzir o aviso

Mily Costa

Mily Costa

Iniciante DIVISÃO 1 , Faturista
há 8 horas Segunda-Feira | 21 julho 2025 | 09:55

Pedi demissão e informei que irei cumprir o aviso prévio, mas a empresa me informou que posso sair 7 dias antes ou 2 horas antes todos os dias, achei estranho porque em todo lugar que eu pesquisei diz que isso só vale para quando a pessoa é demitida, não sei se estão fazendo algo de errado, alguém sabe me informar se pode dar problema na hora da rescisão?

Vanessa Ribeiro

Vanessa Ribeiro

Iniciante DIVISÃO 4 , Auxiliar Administrativo
há 7 horas Segunda-Feira | 21 julho 2025 | 10:28

Bom dia! 
Quando o empregado pede demissão, a CLT não garante a redução de 2 horas diárias ou a dispensa dos últimos 7 dias do aviso prévio, esse direito só existe quando a rescisão parte do empregador. Se a empresa oferecer essa redução, é por liberalidade, então é importante registrar por escrito para evitar descontos na rescisão, já que o empregador pode descontar o aviso não cumprido pelo empregado. Em alguns casos, acordos ou convenções coletivas podem prever essa redução mesmo quando a demissão parte do empregado, por isso você pode solicitar à empresa uma cópia da convenção coletiva do sindicato ou entrar em contato diretamente com o sindicato para confirmar. Também é essencial conferir a data final do contrato e verificar no TRCT se não houve descontos indevidos e se os valores estão corretos.

Bruno Silva

Bruno Silva

Bronze DIVISÃO 2 , Agente Recursos Humanos
há 7 horas Segunda-Feira | 21 julho 2025 | 11:15

Em caso de Demissão Sem Justa Causa com cumprimento do Aviso Prévio é que se aplicam essas regras de redução de jornada ou liberação 7 dias antes do término do aviso sem prejuízo salarial. É a primeira vez que vejo uma empresa aplicando essas regras em caso de Pedido de Demissão com cumprimento do aviso. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade