Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 253

FGTS em atraso 10/2003 - 22 anos atrás

Mauricio Aparecido das Neves

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Sistemas
há 3 dias Sexta-Feira | 15 agosto 2025 | 15:42

Pessoal, boa tarde

Tenho um cliente em Campina Grande, PB, estou aqui no interior de são paulo e terceirizo a folha de pagamento para eles, eles precisaram de um CRF e não sai de jeito nenhum, pedi para retirarem a pendênica na CEF, saiu um débito de Outubro/2003, 22 anos atrás, não temos nada desse tempo, entrei no chat da Receita Federal e me disseram que cópia da sefip antes de 2006 só presencialmente.
Por outro lado, modestamente, entendo que esse débito ja prescreveu, alguém ja passou por isso? Tem ideia do que podemos fazer?

O conhecimento move o mundo, não fique ai parado.
James McGill

James Mcgill

Prata DIVISÃO 1 , Consultor(a) Jurídico
há 1 dia Segunda-Feira | 18 agosto 2025 | 09:56

Aconteceu comigo também. Tive de ir até a agênda da CEF verificar a que se tratava essa pendência.
A resposta foi de que ocorreu um erro interno no sistema, então fizeram uma checagem de 20 minutos e me deram em mãos a CRF e tudo voltou ao normal.
Voltei da Caixa e já estava disponível a CRF no site.

Fighting for you Albuquerque

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Sistemas
há 5 horas Terça-Feira | 19 agosto 2025 | 09:42

James, obrigado pela resposta.
Comigo não, o cliente está a 2.500 km de mim, pedi para um representante ir na caixa, mandei uma declaração informando que não temos como levantar os funcionários da época, nem os valores e que por se tratar de tempo muito anterior, a instituição não pode mai ser cobrada desse débito, caso exista algum débito, pelo princípio da caducidade, ja prescreveu qualquer coisa.
A Caixa informou que será necessário enviar a gfip.
Um colega me mostrou como tentar levantar esses dados pelo Ministério do Trabalho.
Ainda estamos tentando, por enquanto sem êxito. Nós temos procuração e por procuração não conseguimos essa informação, pedi para o cliente fazer um certificado digital.
Vamos esperar pelos próximos capítulos.

O conhecimento move o mundo, não fique ai parado.
Roberto A.

Roberto A.

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 4 horas Terça-Feira | 19 agosto 2025 | 10:08

Olá Maurício

Não sei se te ajudará, tive um caso parecido com o seu de um ex-cliente, mas um período mais recente que o seu caso
No site do Conectvidade Social, botão Regularidade FGTS, acessei com o certificado da empresa
Apareceram os débitos e aopção para gerar a guia, resolvendo o problema, mesmo não tendo SEFIP da época
Não sei esse serviço ainda está ativo, tente acessar

Roberto

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade