Boa tarde,
1- a empresa pode contratar um estrangeiro não tendo nenhum outro funcionario (devido a questão de 2/3)?
R - Pode realizar a contratação normal, o único impedimento é o mesmo não ter a devida autorização para trabalhar no Brasil.
2- o tal do CRNM é obrigatorio? se sim é o candidato quem tem que providenciar?
R - CRNM é obrigatório e sim, o mesmo que deverá providenciar tal documento junto ao órgão legal (Ministério da Justiça/Polícia Federal), a contratação só deverá ser firmada após a emissão deste documento.
3- É necessário a justificativa de contratação?
R - Não é necessário escrever justificativa formal, apenas registrar a contratação no eSocial e manter a documentação correta.
4- Quais seriam os principais cuidados em relação a documentação?
R - Falando em termos legais referente a contratação, apenas manter o CRNM válido (para comprovar autorização de trabalho), bem como acompanhamento caso haja data de vencimento deste, nunca permanecer com o colaborador estrangeiro com CRNM inválido. O CPF (obrigatório para registro no eSocial e FGTS). Importante também, caso o mesmo tenha dificuldade com a língua portuguesa, gerar contrato de trabalho na língua materna, bem como todos os demais documentos que forem gerados no decorrer do contrato para que de fato o mesmo entenda o que está sendo acordado e evitar problemas futuros.
Como um plus a mais, busque informar ao menos como é as normas que o contrato de trabalho dele será regido, na Venezuela é diferente do Brasil, isso é importante para evitar problemas de entendimento.
Espero ter ajudado.