x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 9

acessos 970

Estorno/Restituição FGTS Emprestimo Consignado

Marina Donofrio

Marina Donofrio

Iniciante DIVISÃO 1 , Analista Pessoal
há 6 semanas Segunda-Feira | 1 setembro 2025 | 13:00

Olá!

Estou uma situação referente o lançamento das informações do Consignado para recolhimento na guia FGTS.

Descobri que o número do contrato e banco foi errado e não foi realizado o repasse no FGTS.

Entramos em contato com banco para quitar as parcelas porém como a guia FGTS foi paga na data certo e não foi realizado o repasse, gostaria de saber como solicitar o estorno/restituição do valor referente a guia FGTS?

ANDREZA

Andreza

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 6 semanas Segunda-Feira | 1 setembro 2025 | 13:21

Olá Marina, boa tarde!

Se eu não me engano, li por aqui mesmo sobre isso..

Acho que foi feito o reenvio no eSocial com as informações do contrato correta.

MAICON SILVA LIMA

Maicon Silva Lima

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 5 semanas Quinta-Feira | 11 setembro 2025 | 10:49

Bom dia, meu colegas. Infelizmente tive o mesmo problema. Enviei com o código do banco errado e não caiu o pagamento. Pagamentos as guias para o cliente, mas não conseguimos  o reembolso. Nem a Caixa sabe onde ta o dinheiro.

Clyslayde Santos

Clyslayde Santos

Bronze DIVISÃO 4 , Coordenador(a) Recursos Humanos
há 5 semanas Quinta-Feira | 11 setembro 2025 | 11:39

Infelizmente as divergencias do Crédito do Trabalhador ainda ão são tratadas pelo FGTS Digital. Para a correção, a ideia seria entrar em contato com a Operadora do Credito que deveria ter recebido o valor, e seguir as orientações dada por eles, que acredito que seja o pagamento de um novo boleto, o qual, os juros devem ser arcados pela empresa.
Artigo 28 da Portaria 435:

§2º Caso o empregador não efetue a retenção de parcela de crédito consignado ou não efetue o recolhimento dos valores retidos até a data de vencimento, estará sujeito às penalidades administrativas, civis e penais aplicáveis.
§3º Na hipótese de inadimplência ou quaisquer outras irregularidades no processo de quitação das parcelas de crédito consignado retidas, deverá o empregador acionar os canais de atendimento das instituições consignatárias para a devida regularização, inclusive com a responsabilidade pelos recolhimentos de juros e encargos devidos pelo atraso.

Você deve salvar a orietação prestada pela financeira. Sobre o valor pago, ainda não há como identificar para onde o valor vai quando os códigos são divergentes.

Clyslayde Santos
Coordenadora de Administração de Pessoal
simone

Simone

Iniciante DIVISÃO 1 , Auxiliar Administrativo
há 5 semanas Quinta-Feira | 11 setembro 2025 | 13:11

Estamos na mesma situação ja encaminhei reclamações para ouvidoria da Caixa Econômica, da Dataprev, Ministerio Trabalho e no Bacen nem uma instituição sabe como resolver.

Leticia Jordão

Leticia Jordão

Bronze DIVISÃO 3 , Assistente Depto. Pessoal
há 4 semanas Quinta-Feira | 18 setembro 2025 | 09:41

Eu estou na mesma situação.
Entrei em contato com o banco consignatário (PICPAY) e eles me orientaram a informar a caixa, para fazer o repasse. A caixa econômica diz que preciso resolver diretamente com o PICPAY, que por hora, diz que não pode fazer nada e que eu deveria repassar a informação ao DATAPREV para correção. Fiz tudo conforme as orientações e hoje após dois meses de espera, o DATAPREV me responde que preciso falar com o banco consignatário.

Está difícil viu... Estou tentando resolver por conta, sem informar a minha gerencia porque com certeza serei penalizada por esse erro, mas, está muito dificil.

simone

Simone

Iniciante DIVISÃO 1 , Auxiliar Administrativo
há 3 semanas Terça-Feira | 23 setembro 2025 | 16:38

Realizei diversos questionamentos a Dataprev , ao Banco Central á Caixa economica , vejo que a única solução é solicitar ao Banco as guias de pagamento e paga-las novamente, não encontrei outra maneira de resolver .

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade