x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 447

Salário Maternidade CLT + Contribuição Facultativa

Maria G Martins

Maria G Martins

Iniciante DIVISÃO 1 , Auxiliar Cobrança
há 41 semanas Quinta-Feira | 11 setembro 2025 | 10:29

Salário Maternidade CLT + Contribuição Facultativa

Oi, pessoal! Tenho algumas dúvidas sobre como receber o salário-maternidade do INSS no meu caso:

Atualmente, meu salário pela CLT é de R$ 2.700. O teto do salário-maternidade do INSS é de aproximadamente R$ 8.160. Gostaria de saber se é possível receber pelo meu salário CLT e complementar pagando contribuição facultativa até o teto maximo do salario maternidade do INSS pagando uma contribuição facultativa sobre a diferença de R$ 5.457, gerando uma guia única de 20% de aproximadamente R$ 1.100.

É possível acumular o valor do salário CLT com a contribuição facultativa para atingir o teto, ou terei que optar por apenas um dos valores?

Se eu optar apenas pela contribuição facultativa, como a carência é de apenas uma contribuição, contribuindo sobre o teto máximo (R$ 8.160, gerando uma guia de cerca de R$ 1.650), eu receberia o valor total de R$ 8.160 pelos quatro meses ou o INSS faria alguma média ou desconto?

Observação: ser MEI não é opção para mim, só consideraria em último caso, caso a contribuição facultativa não tenha validade, já que tenho registro CLT.

Alguém já passou por essa situação ou sabe como funciona na prática?

Gabriela Pereira

Gabriela Pereira

Iniciante DIVISÃO 1 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 41 semanas Quinta-Feira | 11 setembro 2025 | 14:09

por ser funcionária, sua licença maternidade será o valor da folha... 
a contribuição por fora, por guia confederativa, não sei ao certo como iria solicitar ao INSS, como comprovaria que é autônoma...
ai não saberia dizer, mas sei que eles fazem média dos ultimos 12 meses pra pagar o benefício. 
se fosse MEI e CLT, sei que teria como comprovar a parte autônoma, mas pagando avulso, não sei como seria.

Espero que alguém saiba pra eu acompanhar esse tópico.

Julia

Julia

Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Administrativo
há 41 semanas Quinta-Feira | 11 setembro 2025 | 15:49

Boa tarde.

Se você trabalha com carteira assinada e recebe R$ 2.700, o valor do seu salário-maternidade será exatamente esse, pago pela empresa e reembolsado pelo INSS. Não é possível complementar esse valor com contribuições facultativas ou adicionais ao INSS para tentar receber mais, mesmo que contribua sobre o teto. O INSS não soma vínculos nem aceita esse tipo de complementação. Só seria possível receber até o teto do INSS (cerca de R$ 8.160 por mês) se você não tivesse vínculo CLT e contribuísse como autônoma (contribuinte individual) por pelo menos 10 meses com base nesse valor.

Att.

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies