x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 115

Allan M.

Allan M.

Iniciante DIVISÃO 1 , Assistente Financeiro
há 10 horas Segunda-Feira | 22 setembro 2025 | 12:52

Tenho uma dúvida como estudante, mas é um caso que aconteceu com um amigo .
O funcionário recebeu uma proposta melhor e pediu demissão do cargo no dia 22/09, mas disse que ficaria a disposição da empresa para cumprir o aviso parcialmente. Somente até dia 30 de Setembro.

Ele irá receber:Proporcional de férias + 1/3Proporcional de 13°Saldo trabalhado dos dias do mês de setembro (30 dias no caso)Desconta desse montante: Aviso prévio não cumprido proporcional ( 21 dias no caso) cumpriu-se 9 dias? 

Ou não existe a possibilidade de ele receber proporcional? Descontando 30 dias no caso de aviso prévio não cumprido 

Hugo Luciano Costa Guimaraes

Hugo Luciano Costa Guimaraes

Ouro DIVISÃO 1 , Agente Recursos Humanos
há 8 horas Segunda-Feira | 22 setembro 2025 | 15:38

Conforme disposto no artigo 487 da CLT, não havendo prazo estipulado, a parte que, sem justo motivo, quiser rescindir o contrato, deverá avisar a outra da sua resolução, com a antecedência mínima de 30 dias.O referido artigo é claro quanto ao aviso prévio, quer seja do empregador ou do empregado. Qualquer das partes que decidir por não continuar com o contrato de trabalhar, deverá avisar a outra parte sobre sua intenção no prazo mínimo de 30 dias. Então, se o funcionário decide pedir demissão, deverá cumprir o aviso prévio de 30 dias, não cumprindo ou cumprindo de forma parcial, a empresa poderá descontar os salários correspondentes a esse prazo não cumprido. Portanto, se o empregado pediu demissão e não pode cumprir o aviso prévio de forma integral, é possível a existência de acordo entre as partes sobre a liberação do cumprimento (ou seja, o empregado não cumpre o restante e a empresa também não desconta), no entanto, é facultado ao empregador aceitar ou não.a) Caso o empregador concorde com a liberação do restante do cumprimento do aviso prévio, a rescisão é encerrada de imediato, sem o desconto dos dias não cumpridos;b) Se o empregador não concordar com a dispensa, o empregado deve cumprir o aviso até o final do prazo estabelecido. Se não cumprir,  no término do aviso sofrerá o desconto dos dias correspondentes não cumpridos.Exemplo: Se o funcionário pediu demissão em 02/11, deverá cumprir aviso até o dia 02/12, mas se na carta informou que cumpriria aviso somente até 11/11, a empresa deixa fluir o aviso prévio até o final do prazo e desconta em faltas e DSR os 21 dias faltantes. 
Existe a opção também do empregado indenizar o empregador os dias de aviso  (aviso indenizado descontado), dando o contrato como encerrado de imediato.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade