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DET enviando notificação de empréstimo FGTS mas sem arquivo no Portal Empregador

Caio

Caio

Iniciante DIVISÃO 1 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 1 semana Terça-Feira | 23 setembro 2025 | 08:36

Saudações!

Desde o mês passado temos duas empresas que tem recebido mensagens de contratação de empréstimo FGTS. Acontece que entrando no Portal Empregador conforme orientação da própria mensagem e da cartilha disponível aqui, não é gerado nenhum arquivo de empréstimo.
Já consultei por CPF também, e nenhum arquivo de retorno é gerado.

Alguém já passou por situação semelhante? Tentei resolver pelo telefone do MTE mas me transferem de um pra outro, quando não mandam ligar no e-Social.

Abaixo a mensagem do DET:

Prezado(a) empregador(a),
Informamos que, no período de 21/07/2025 a 20/08/2025, foi identificada a averbação de contrato(s) de empréstimo consignado, no âmbito do Programa Crédito do Trabalhador, para trabalhador(es) vinculado(s) ao seu estabelecimento.
As parcelas dos contratos averbados no referido período deverão ser descontadas na folha de pagamento da competência 09/2025, correspondente à primeira competência de referência para o desconto.
Diante disso, orientamos que o empregador acesse o Portal Emprega Brasil para consultar as informações relativas às consignações. Com base nos dados oficialmente disponibilizados, deverá realizar a escrituração dos valores a serem descontados no eSocial, efetuar o desconto na remuneração do(s) trabalhador(es) e, na sequência, realizar o recolhimento da(s) parcela(s) correspondente(s) por meio da guia do FGTS Digital, respeitando os prazos legais estabelecidos.
Link de acesso ao Portal Emprega Brasil: https://servicos.mte.gov.br/empregador/
Maiores dúvidas sobre as escrituração poderão ser consultadas no Portal do Ministério do Trabalho e Emprego, no link https://www.gov.br/trabalho-e-emprego/pt-br/assuntos/credito-do-trabalhador/empregador/
O não cumprimento das obrigações nos prazos estabelecidos poderá acarretar sanções previstas na legislação vigente.
Atenciosamente,
Ministério do Trabalho e Emprego

Caio

Caio

Iniciante DIVISÃO 1 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 1 semana Terça-Feira | 23 setembro 2025 | 09:51

Então Weliton, como mencionei no corpo do post, o meu problema é justamente a não geração desses arquivos no portal.
Recebo a comunicação via DET, que é a mensagem no final do post, acesso o portal normalmente, mas quando consulto a competência não gera arquivo, só a mensagem "A consulta não retornou resultados". Uma das empresas é pequena, apenas quatro funcionários, e mesmo consultando por CPF não consigo o arquivo, a penas a mensagem que citei acima. 

Cesar

Cesar

Diamante DIVISÃO 1 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 1 semana Terça-Feira | 23 setembro 2025 | 10:15

Quando você vai fazer a consulta no portal você seleciona o CNPJ ou o CPF?
Pois em vários casos é necessário vincular o CNPJ no GOV do cliente.

Outra possibilidade é a de que o pessoal fez o empréstimo mas optou por começar a pagar pra frente.
Tenho casos aqui de pessoas que só foram começar a pagar 90 dias depois. Então se a pessoa pegou o empréstimo em junho, a primeira parcela só veio no arquivo de Setembro... 

Caio

Caio

Iniciante DIVISÃO 1 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 1 semana Terça-Feira | 23 setembro 2025 | 15:29

Boa tarde Cesar! 

Entro direto com o certificado A1 CNPJ da empresa. Até conferi se tinha alguma informação faltando pra restringir o acesso, mas aparentemente não.
Quando citei o CPF, foi entrando com o certificado da empresa no portal do empregador, e consultando os arquivos pelo CPF do funcionário.

Pedi para os dois gestores (são duas empresas) olharem com os funcionários se alguém solicitou o empréstimo, mas não tiveram boa vontade em auxiliar. Havia pensado na possibilidade da comunicação ser gerada até para simulações, mas ninguém no 158 conseguiu confirmar.

Cesar

Cesar

Diamante DIVISÃO 1 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 1 semana Terça-Feira | 23 setembro 2025 | 15:37

Aqui, mesmo entrando com o A1 CNPJ da empresa, tem que fazer a vinculação do CNPJ no GOV do empregador pra aparecer a opção de acessar o portal usando o CNPJ, se não ele acessa com o CPF do empresário.
Se essa etapa já foi feita, só resta esperar ver se agora no final do mês vai aparecer o desconto no mês 10/2025.

Gabriela Pereira

Gabriela Pereira

Iniciante DIVISÃO 1 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 1 semana Terça-Feira | 23 setembro 2025 | 16:16

pessoal, lembrando que hoje veio notificação para a competência 10/2025, vem sempre 1 mês antecipado... 
O que iremos descontar da comp 09/2025 foi recebido no dia 22/08. Cuidado com isso também ao pesquisar.

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