x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 8

acessos 2.019

Inss par igreja.

LUIZ EUCLIDES OLIVEIRA JUNIOR

Luiz Euclides Oliveira Junior

Prata DIVISÃO 3 , Professor(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 1 setembro 2010 | 15:51

Boa tarde

Sim normal como qq empresa . Na verdade a igreja tem algumas isenções e imunidades tributárias por ser do 3º setor , mais em relação ao INSS normal e se tiver funcionários registrados tb deve fazer o recolhimento

Osvaldo Librandi

Osvaldo Librandi

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 1 setembro 2010 | 16:35

Boa Tarde
Desculpe discordar do colega Luis, pois as Igrejas não estão obrigadas a pagar qualquer tipo de valores a Previdencia Social, SALVO, se tiver algum funcionario registrado pela C.L.T. a sua base legal é a seguinte;
A previdencia social não considera os valoresdespendidos pelas comunidades religiosas (pessoa juridica) como os ministros de confissão religiosa como remuneração, estas não são obrigadas a contribuir com os 20% sobre os valores pagos a titulo de sustento pastoral. A base legal para isso é o artigo 22, inciso III, e o § 13 da Lei nº. 8.212 de 24.07.1991 que foi ALTERADO pela Lei nº. 10.170 de 29.12.2000. (Fonte; Manual do Terceiro Setor e Instituições Religiosas) de Drs. Valdo Romão e Aristeu de Olivera.
abraços

Osvaldo Librandi
JESUS é Paz
Osvaldo Librandi

Osvaldo Librandi

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 14 anos Domingo | 5 setembro 2010 | 12:26

Boa Tarde
Não, está tudo errado. Pr. ou Pra. são Ministro de Confissão Religiosa considerados pela previdencia e RFB. como contribuintes individuais. E outra mais grave ainda Pr. e Pra. não pode ser registradoas pela CLT já que Pr. e Pra. não é uma profissão regulamentada e que só podem receber o Sustento Pastoral por seu chamado religioso como Pr. e Pra. Portanto seu procedimento está totalmente incorreto, podendo a vir ter sérios problemas com a RFB. inclusive de a Igreja perder a condição de isenção, conforme preceitua a Constituição Fedral do Brasil em seu artigo 150. Portanto, aconselho a vc. verificar isso e fazer as correções o mais urgente possivel. abraços

Osvaldo Librandi
JESUS é Paz
VALDIRENE OLIVEIRA DOS SANTOS

Valdirene Oliveira dos Santos

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Depto. Pessoal
há 14 anos Sexta-Feira | 17 setembro 2010 | 08:56

Bom dia Sr. Osvaldo Linbrandi, muito obrigado pelos seus esclarecimentos referente a situação da Igreja a qual coloquei em questão, confesso que agora estou preocupada, e não sei com proceder de agora em diante, a principio teria que deixar os pastores a par da situação e fazer as rescisões de contrato para que não fosse mais adiante este vínculo empregatício que está incorreto e teria que tomar quais medidas necessárias alem dessas? Desde já agradeço pela sua atenção e dos demais colegas aqui no fórum.

Valdirene Oliveira dos Santos - 40 anos, Assistente de Departamento Pessoal

há 14 anos Quinta-Feira | 7 outubro 2010 | 20:40

Bom dia Sr. Osvaldo Linbrandi, muito obrigado pelos seus esclarecimentos referente a situação da Igreja a qual coloquei em questão, confesso que agora estou preocupada, e não sei com proceder de agora em diante, a principio teria que deixar os pastores a par da situação e fazer as rescisões de contrato para que não fosse mais adiante este vínculo empregatício que está incorreto e teria que tomar quais medidas necessárias alem dessas? Desde já agradeço pela sua atenção e dos demais colegas aqui no fórum.

há 14 anos Quinta-Feira | 7 outubro 2010 | 20:42

Por favor mande resposta o mais rápido possivel para o meu e-mail: @Oculto

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: