Felipe de Vasconcelos Machado
Iniciante DIVISÃO 5 , Analista PessoalBom dia a todos,
Nos últimos dias, tenho recebido diversos e-mails de bancos, financeiras e empresas de cobrança sobre o suposto não repasse dos valores de Econsignado (Crédito do Trabalhador). Ressalto que o recolhimento foi realizado corretamente via guia do FGTS, e possuímos os devidos comprovantes.
Em um dos e-mails recebidos, foi destacada inclusive a seguinte observação:
"Destacamos ainda que a ausência de resposta poderá nos levar à adoção de medidas administrativas e legais, conforme determina a Lei nº 10.820/2003, MP nº 1.292/2025 e Portaria MTE nº 1.131/25, que preveem multa de até R$ 44.396,84 em casos de omissão de informações trabalhistas relacionadas ao crédito consignado."
Minha dúvida é: vocês também estão recebendo este tipo de cobrança por e-mail?
Segundo o programa do crédito do trabalhador inicial, caso ocorra algum problema no repasse, o banco deve acionar diretamente o funcionário, que por sua vez procuraria o RH para verificar se houve alguma pendência. Está correto esse entendimento?
Até o momento, já recebi e-mails de Banco PAN, Nubank e Gooroo. Gostaria de saber se essa situação também está acontecendo com vocês.