x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 199

BANCO ENVIANDO COBRANÇA A EMPRESA - ECONSIGNADO

Felipe de Vasconcelos Machado

Iniciante DIVISÃO 5 , Analista Pessoal
há 1 semana Sexta-Feira | 3 outubro 2025 | 08:18

Bom dia a todos,

Nos últimos dias, tenho recebido diversos e-mails de bancos, financeiras e empresas de cobrança sobre o suposto não repasse dos valores de Econsignado (Crédito do Trabalhador). Ressalto que o recolhimento foi realizado corretamente via guia do FGTS, e possuímos os devidos comprovantes.
Em um dos e-mails recebidos, foi destacada inclusive a seguinte observação:

"Destacamos ainda que a ausência de resposta poderá nos levar à adoção de medidas administrativas e legais, conforme determina a Lei nº 10.820/2003, MP nº 1.292/2025 e Portaria MTE nº 1.131/25, que preveem multa de até R$ 44.396,84 em casos de omissão de informações trabalhistas relacionadas ao crédito consignado."

Minha dúvida é: vocês também estão recebendo este tipo de cobrança por e-mail?

Segundo o programa do crédito do trabalhador inicial, caso ocorra algum problema no repasse, o banco deve acionar diretamente o funcionário, que por sua vez procuraria o RH para verificar se houve alguma pendência. Está correto esse entendimento?

Até o momento, já recebi e-mails de Banco PAN, Nubank e Gooroo. Gostaria de saber se essa situação também está acontecendo com vocês.

Márlus Mauri de Meira Mathias

Márlus Mauri de Meira Mathias

Diamante DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 1 semana Sexta-Feira | 3 outubro 2025 | 08:23

Felipe,  bom dia

aqui ainda não tivemos nenhum caso, MAS   , mas verifique se não é GOLPE

coloque o "cursor" encima do LINK e   NAO clique, na parte inferior da tela deve aparecer
o endereço,  só por ver  dá pra ter uma ideia de real  ou não

Márlus

Rafaela Godinho

Rafaela Godinho

Bronze DIVISÃO 3 , Assistente Depto. Pessoal
há 1 semana Sexta-Feira | 3 outubro 2025 | 08:48

Bom dia, Felipe

Eu também recebi e-mails do banco PAN dizendo que o repasse não estava sendo feito, mas era golpe. Não estava descrito número do contrato e nem cpf do funcionário. Então eu liguei no banco e disseram que eles (PAN) não enviavam e-mails e nem faziam contato com o empregador, somente com o empregado.

Liga na central pra ver se esse também não é o seu caso.

Iniciante DIVISÃO 5 , Analista Pessoal
há 1 semana Sexta-Feira | 3 outubro 2025 | 09:03

Eu também consegui falar com o Banco PAN e fui informado sobre o mesmo caso. Já em relação ao Nubank e à operadora GooRoo, não consegui contato telefônico e, por e-mail, recebi apenas uma resposta automática informando que esse tipo de assunto não é tratado por aquele canal.

De acordo com as regras do eSocial, está claro que qualquer cobrança (se existente) deve ser direcionada ao funcionário, e não diretamente à empresa. Inclusive, já tivemos alguns colaboradores que nos procuraram, apresentamos toda a documentação comprobatória, e o assunto foi resolvido sem maiores problemas.

Diante disso, levanto a hipótese de que a DATAPREV possa não estar repassando corretamente os valores aos bancos/financeiras, o que pode estar gerando essas cobranças indevidas.

Olá Marlus, o endereço remete a uma outra empresa "app.embluemail" acredito ser dessas que disparam E-mails automáticos para uma mega lista de  contatos. Inclusive, vários contatos aqui do grupo vem recebendo essas "cobranças". 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade