Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 2.767

Pedreiro Registro em CTPS ou Autonomo?

Marcia Barbosa

Marcia Barbosa

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 2 setembro 2010 | 20:34

Caros Amigos,

Um produtor rural, contratou um pedreiro para executar umas reformas na construção da sede em sua propriedade.
O tempo estimado para a execução do serviço foi de 3 meses.
O valor pelo serviço foi combinado, sendo este divido entre 3 meses de trabalho.

1) Neste caso, eu devo proceder com o registro em CTPS por prazo determinado, ou somente o informo na GFIP como autonomo e recolho os 11%?

2) No 5º dia de trabalho, ele sofreu um acidente, caindo da escada, fraturando uma costela... aiaiai... o que eu faço???
Sei se for registrado devo fazer o CAT... no caso de autonomo, ele mesmo deverá procurar a previdencia...

Procurei nos tópicos existente no forum, mas nada encontrei que me fornecesse nada de concreto que pudesse me orientar...

Obrigada pela atençao de vcs... fico no aguardo

LUIZ EUCLIDES OLIVEIRA JUNIOR

Luiz Euclides Oliveira Junior

Prata DIVISÃO 3 , Professor(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 2 setembro 2010 | 21:19

Boa noite Marcia

Essa é uma situacao q caracteriza o vinculo , existindo a subordinacao, habitualidade e onerosidade o mlehor a ser feito é o registro sim e informar a SEFIP o afastamento pelo acidente . Quando do termino se quiser pode comunicar ao funcionario , poiis nesse caso o contrato esta expirando e não sendo rescindido , não dando assim o direito a estabilidade pelo acidente no trabalho .

Espero ter ajudado

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade