x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 0

acessos 77

Posso fazer contribuição complementar como autonomo mesmo estando registrado?

Pedro Dantas

Pedro Dantas

Iniciante DIVISÃO 2 , Analista Administrativo
há 10 horas Sexta-Feira | 16 janeiro 2026 | 15:21

Eu fiz uma vasta pesquisa para um cliente (mas me citarei apenas para entendimento), e até perguntei para algumas pessoas sobre, e eu cheguei ao entendimento que não é bom contribuir porque já tenho dois registros em CLT. E o INSS pode não contemplar esses valores complementares.

Esse foi o entendimento que eu cheguei: Infelizmente, não podemos realizar o complemento de contribuição ao INSS por meio de carnê (GPS), uma vez que você é segurado obrigatório como empregado CLT em dois vínculos empregatícios.De acordo com as regras do INSS, empregados com carteira assinada têm a contribuição descontada diretamente na folha de pagamento pelas empresas, limitada ao teto do salário de contribuição (R$ 8.475,55 em 2026). Contribuições adicionais como facultativo não são permitidas para quem exerce atividade remunerada obrigatória, e como contribuinte individual só cabem se houver renda autônoma comprovada por fora, o que não se aplica aqui sem risco de indeferimento futuro.

O INSS soma automaticamente os descontos dos empregos no seu CNIS, sem necessidade de pagamento extra. Recomendamos consultar o app Meu INSS para verificar seu extrato ou uma agência para orientação personalizada. Qualquer dúvida, estamos à disposição.

Gostaria de saber com vocês se eu realmente posso pagar um valor complementar, mesmo não tendo uma renda extra para confirmar essa contribuição extra. 

Atenciosamente,
Pedro Dantas

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade