x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 31

CONTRATO DE TRABALHO

Camila De Lima

Camila de Lima

Iniciante DIVISÃO 1 , Auxiliar Escritório
há 17 horas Sábado | 5 setembro 2026 | 13:44

Alguém poderia me ajudar numa situação ??

Admiti um funcionário com o horário de Terça a Sábado de 14 ás 22 horas com 1 hora de intervalo. No contrato de trabalho do meu funcionário na Clausula 3° coloquei da seguinte forma:

CLÁUSULA TERCEIRA
A jornada de trabalho será cumprida de terça-feira a sábado, das 14h00 às 22h00, com intervalo para repouso e alimentação, na forma da legislação aplicável.

Funcionário já recebeu o contrato e já assinou. Essa informação da clausula estaria incorreta ou faltando algo ??  O tempo de pausa estaria vago ?? Com essa clausula, eu poderei por alguma ventura, ter problemas judiciais ?? Ou eu poderia fazer um Termo Aditivo para concertar essa clausula ? 

Gustavo

Gustavo

Iniciante DIVISÃO 1 , Analista Recursos Humanos
há 10 horas Sábado | 5 setembro 2026 | 21:05

Oi Camila. A cláusula não está errada e você não precisa se preocupar com nulidade. O intervalo é norma legal (art. 71 da CLT) e se aplica ao contrato quer ele detalhe, quer não. Como a jornada do seu funcionário passa de 6 horas por dia, o intervalo mínimo obrigatório é de 1 hora, e a expressão "na forma da legislação aplicável" já remete a esse mínimo.

Dito isso, deixar explícito é a boa prática e evita discussão. Vale um termo aditivo dizendo "1 hora de intervalo para repouso e alimentação", de preferência já fixando a faixa (por exemplo, das 18h00 às 19h00). Como o aditivo só esclarece e não retira nada, não esbarra no art. 468 da CLT: é alteração por mútuo consentimento e sem prejuízo ao empregado.

O que de fato protege contra reclamação trabalhista não é o texto da cláusula, e sim a prova de que a 1 hora foi realmente concedida. Se o estabelecimento tem mais de 20 empregados, o controle de ponto é obrigatório (art. 74, § 2º, da CLT), sendo permitida a pré-assinalação do período de repouso. Guarde esses registros.

O risco aparece se o intervalo não for concedido, ou for concedido só em parte: nesse caso o art. 71, § 4º, da CLT (redação da Lei 13.467/2017) manda pagar o período suprimido com acréscimo de 50%, com natureza indenizatória. Isso decorre da prática, não da redação do contrato.

Uma ressalva: o aditivo individual não pode reduzir o intervalo para menos de 1 hora. Redução até o mínimo de 30 minutos para jornada acima de 6 horas só por convenção ou acordo coletivo (art. 611-A, III, da CLT). Acordo individual serve para ampliar além das 2 horas, nunca para encurtar.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies