x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 85

Diarista que passou a vir 3x por semana pro mesmo cliente: ainda dá pra pagar por RPA?

Junior Garcia

Junior Garcia

Iniciante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 4 horas Quinta-Feira | 17 setembro 2026 | 07:12

Pessoal, caso que apareceu essa semana com um cliente e queria trocar experiência com vocês.

Cliente pessoa física contratou uma diarista pra ajudar em casa. Combinaram início com 1 dia por semana, e ele veio pagando por RPA normal, com INSS retido — até aí sem problema. Só que nos últimos dois meses a frequência subiu pra 3 dias por semana, sempre com a mesma pessoa, sempre nos mesmos dias, e ele nem percebeu que isso mudava alguma coisa.

Pela LC 150/2015, quem presta serviço contínuo, subordinado e pessoal em residência por MAIS DE 2 dias por semana pro mesmo tomador já se enquadra como empregado doméstico — carteira assinada, eSocial doméstico, FGTS obrigatório de 8%, não RPA de autônomo. Ou seja: sem ninguém decidir nada, o caso "migrou" de RPA pra vínculo só pela frequência ter aumentado aos poucos.

O que mais me preocupa nesses casos é que a mudança é gradual e ninguém para pra reavaliar — o cliente continua emitindo RPA porque "sempre foi assim", e só descobre o problema se cair em fiscalização ou se a própria trabalhadora reclamar depois pedindo reconhecimento de vínculo com efeito retroativo.

Como vocês estão monitorando isso na carteira de clientes que têm empregada doméstica ou diarista? Tem algum gatilho que vocês usam pra revisar a frequência periodicamente, ou isso só aparece quando o cliente comenta de passagem? E quando descobrem um caso desses já rodando há meses, como conduzem a regularização sem virar um problema maior pro cliente?

Maria Isabel Rosa

Maria Isabel Rosa

Bronze DIVISÃO 3 , Coordenador(a)
há 7 minutos Quinta-Feira | 17 setembro 2026 | 11:46

Bom dia!
Eu vejo esse tipo de situação como um ponto de atenção, principalmente porque a mudança de 1 ou 2 dias para 3 dias por semana pode acontecer de forma gradual e o cliente nem sempre percebe que isso pode alterar o enquadramento.
Quando isso aparece, eu costumo primeiro identificar desde quando a prestação passou a ocorrer por mais de 2 dias por semana, porque é a partir daí que avalio a necessidade de regularização como empregado doméstico no eSocial, com os reflexos de FGTS e encargos.
Na prática, acho difícil a contabilidade “monitorar” isso sozinha, porque depende muito da rotina real dentro da casa do cliente. Então, o que eu tento fazer é orientar previamente para que qualquer aumento de frequência seja comunicado.
Se descubro depois que já vinha acontecendo há meses, eu levanto a data em que essa mudança começou e faço a regularização a partir daí.

Maria Isabel Rosa
Líder de Departamento Pessoal
LCL Assessoria Contábil

Precisa de uma contabilidade? Entre em contato com a LCL!
Site: https://lclcontabilidade.com.br/
E-mail: [email protected]
Telefone: (21) 2290-7208 / (21) 3137-0003
Endereço: Av. Embaixador Abelardo Bueno, 1111 – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro
Instagram: https://www.instagram.com/lclcontabilidade/

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies