Eliandro Felipe
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Grato pela ajuda Anya!
E boa semana de trabalho
respostas 85
acessos 32.277
Eliandro Felipe
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Grato pela ajuda Anya!
E boa semana de trabalho
Francine Meire
Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)Onde eu posso encontrar o requerimento, modelo para dar entrada no Mistério do Trabalho?
Para protocolar alguém tem algum modelo?
Olga de Holanda Siqueira
Ouro DIVISÃO 2 , Coordenador(a) Recursos HumanosFrancine é so levar duas vias do CAT, um ficará com o MTE e o outro eles carimbam e te devolvem.
Francine Meire
Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)Obrigada Olga... esclareceu a minha dúvida.
Olga de Holanda Siqueira
Ouro DIVISÃO 2 , Coordenador(a) Recursos HumanosSó para complementar, quando você protocolar o mesmo, a empresa poderá ser fiscalizada pelo MTE.
Andressa Kittlaus
Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar ContabilidadeBoa tarde caros colegas. Tenho a seguinte duvida:
Um trabalhador sofreu um acidente fora do horário de trabalho e ganhou afastamento de 90 dias.
Devo preencher a CAT, mesmo não se tratando de acidente do trabalho ou como devo proceder para que o funcionário possa receber o beneficio da previdencia? Apenas fazer o requerimento de auxilio doença?
Obrigada!
Vania Zanirato
Moderador , Encarregado(a) PessoalBoa tarde Andressa,
Exato, se o acidente não foi no horário de trabalho, nem no trajeto, você deverá afastá-lo por auxilio doença.
clique aqui para requerer
Att,
Andressa Kittlaus
Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar ContabilidadeOlá Vania.
Muito obrigada pelo seu esclarecimento!
Andressa
Mayra Gonçalves
Prata DIVISÃO 3 , Auxiliar Depto. PessoalOlá pessoal, boa tarde!
é a primeira vez que faço uma CAT e estou com dúvidas.
1° - posso colocar como testemunhas os donos da empresa?
2° - a funcionária pegou 15 dias. Se ela não precisar de mais não vai ultrapassar o 16° então não ficará por conta do INSS, sendo assim não terá estabilidade? Isso?
E caso ela volte ao médico e o mesmo dê mais tempo para ela, preciso fazer nova CAT?
Obrigada
Adriana Antoniassi
Prata DIVISÃO 1 , Assistente Depto. PessoalBoa Tarde,
O funcionário pegou atestado somente de 7 dias.
Preencho somente o CAT?
Olga de Holanda Siqueira
Ouro DIVISÃO 2 , Coordenador(a) Recursos HumanosTem que preencher o CAT sim, indiferente do tempo que o funcionário ficará afastado.
Adriana Antoniassi
Prata DIVISÃO 1 , Assistente Depto. PessoalObrigada!
Rafaele Borges
Iniciante DIVISÃO 5 , Auxiliar EscritórioDepois de preencher o CAT -Quais os procedimentos que devo fazer????????
Por favor alguém me responda....
Grata!
Olga de Holanda Siqueira
Ouro DIVISÃO 2 , Coordenador(a) Recursos HumanosImprimir 4 vias:
1 via protocolocar no Ministério do Trabalho (levar 2 vias, pois uma fica contigo);
Levar 1 via para o sindicato protocolar (idem acima).
Uma via será da empresa ( a que estiver protocolada pelo MTE e sindicato) e 1 via do funcionário.
Só avisando que quando protocolar no MTE, o mesmo poderá fiscalizar a empresa.
Rafaele Borges
Iniciante DIVISÃO 5 , Auxiliar EscritórioBoa Tarde!
Obrigada: Olga de Holanda
Leticia N.
Bronze DIVISÃO 3 , Não InformadoBoa tarde!
Estou com uma duvida, um funcionario meu sofreu um acidente no trabalho, o contador preencheu o cat no dia seguinte e este foi levado ao sus para que o médico preenchesse a parte médica.
Agora ele diz que a unica coisa que se deve fazer é levar os papeis no inss, mas conforme li na internet e aqui tambem, algumas vias deveriam ser protocoladas em alguns orgãos.
Falei com ele, e ele disse que não era necessario pois o sistema era todo online.
Agora ficam as perguntas:
o sistema é todo online mesmo, não sendo necessario levar alguma via para protocolar em algum orgão?
Caso necessario, existe prazo pra protocolar? o que acontece se não protocolar?
Eu mesma posso levar pra protocolar, sem que ele diga que eu devo?
Helen Brancaglion
Prata DIVISÃO 3 , Coordenador(a) Recursos Humanos- Após ter sido preenchida pelo médico, tirar 5 cópias da CAT;
- Entregar a via original no posto do INSS mais próximo, sendo que o funcionário que
recebe a CAT deve protocolar as outras vias, as quais deverão ser entregues:
1 na empresa, 1 no sindicato, 1 na DRT, 1 no SUS e uma fica com o trabalhador.
Nos casos em que a própria empresa emite a CAT, ela geralmente faz estas entregas.
Se o próprio trabalhador estiver fazendo, ele deve protocolar todas
as entregas na sua via.
- No caso da CAT ser feita via intemet, o protocolo será fornecido após a transmissão.
- Caso o afastamento seja maior do que 15 dias, o trabalhador passará por perícia
médica para comprovar o nexo causal entre o trabalho exercido e a doença ou acidente
e avaliar a incapacidade para o trabalho, para então ser concedido ou não o beneficio.
Nos casos em que o médico-perito reconhece a incapacidade para o trabalho mas que
a comprovação do nexo-causal necessita de vistoria no local de trabalho, deverá ser
concedido imediatamente o benefício B.31 e depois da vistoria deverá ser regularizada
a situação previdenciária após a comprovação do nexo-causal.
Leticia N.
Bronze DIVISÃO 3 , Não InformadoHelen, primeiramente obrigada por responder!
Preciso confirmar se entendi, se o CAT foi feito via internet, fica dispensado esse procedimento de protocolar no drt?
E quanto a vistoria, seria somente em caso de pedido no perito? não sendo então uma regra?
Helen Brancaglion
Prata DIVISÃO 3 , Coordenador(a) Recursos HumanosBom dia,
Exatamente, pois quando se emite a CAT pela internet, ele já emite o protocolo.
Att
Claudenir
Prata DIVISÃO 4 , Técnico ContabilidadeUm trabalhador avulso faltando ao trabalho por motivo da morte da esposa, é considerado falta ou este trabalhador tem direto a quantos dias de falta?
Mariana Marcos
Bronze DIVISÃO 2 , Auxiliar ContabilidadeBom Dia,
Ao buscar um pneu em nosso deposito, determinado funcionário deixou que o mesmo caísse sobre sua face, machucando seu nariz. Ele foi levado ao pronto socorro da cidade e liberado com atestado de 7 dias. Enviei a CAT com os dados normalmente, porem, ao consultar outro medico, foi constatado que será necessário fazer uma cirurgia. Qual o procedimento em relação a CAT que já enviei? Vai ocorrer a situação dos 15 dias pela empresa e a partir dai o INSS? Ele precisa apresentar outro atestado medico? Pelo fato de ter essa cirurgia configura a estabilidade de 12 meses quando ele retornar?
Grata.
Mariana.
Valquiria Pereira Mesquita
Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Depto. PessoalUm funcionário ficou afastado 15 dias pelo CAT, ele precisa de autorização médica para voltar ao trabalho já que ele não entrou no INSS?
Vania Zanirato
Moderador , Encarregado(a) PessoalOlá Valquiria
De acordo com a NR7...
Valquiria Pereira Mesquita
Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Depto. PessoalNesse caso se forem trinta dias ou mais. Como ele ficou 15 dias, mesmo assim ele tem que fazer o exame?
Vania Zanirato
Moderador , Encarregado(a) PessoalComo disse acima. Não há obrigatoriedade para períodos inferiores a 30 dias. É opcional.
Att,
Jânio Gama
Prata DIVISÃO 1 , Analista Recursos Humanos
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade