x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 6.162

abertura de empresa e GFIP

Wanessa Z.S.

Wanessa Z.s.

Prata DIVISÃO 2 , Analista Fiscal
há 14 anos Sexta-Feira | 22 outubro 2010 | 12:14

Boa tarde,

tenho 2 empresas abertas as duas sao do simples nacional e ambas são comercio varejista, somente estao abertas na prefeitura , estado e receita, essas empresas por lei te que ter inscrição no fgts mesmo não tendo funcionarios?
deveria estar enviando a GFIP mesmo sem funcionarios?
Aproveitando elas tbm não te inscrição em nenhum sindicato deveria ser feito para contribuição patronal?

obrigad até o momento.

o maior bem que podemos fazer aos outros, não é oferecer nossas riquezas, mas leva-los a descobrir a deles!!!
Olga de Holanda Siqueira

Olga de Holanda Siqueira

Ouro DIVISÃO 2 , Coordenador(a) Recursos Humanos
há 14 anos Sexta-Feira | 22 outubro 2010 | 12:22

Aconselho você entregar a GFIP sem movimento, com data do mês que conta no cartão do CNPJ, pois a não entrega posteriormente impede de tirar certidão negativa de débito.
Também se não entregar, por exemplo, e daqui a 10 meses a empresa precisar de uma CND, vai constar falta de GFIP desses 10 meses, te obrigando a entregar mês a mês. Fazendo isso agora, você fica despreocupada, pois ficará constando que a empresa estará sem movimento.
Tive alguns casos de entrega de GFIP sem movimento de mais de 2 anos, por causa disso.

Wanessa Z.S.

Wanessa Z.s.

Prata DIVISÃO 2 , Analista Fiscal
há 14 anos Sexta-Feira | 22 outubro 2010 | 12:24

Olá Olga,

do jeito que as coisas nesse pais sao burocraticas é melhor mesmo previnir do que remediar.

obrigada pela atenção

o maior bem que podemos fazer aos outros, não é oferecer nossas riquezas, mas leva-los a descobrir a deles!!!
Cleyton Faria Candido

Cleyton Faria Candido

Prata DIVISÃO 1 , Sócio(a) Comercial
há 14 anos Sexta-Feira | 22 outubro 2010 | 12:26

Bem Vanessa, quando se abre a empresa é importante que se faça a GFIP sem Movimento, a legislação diz que está deve ser feita uma única vez, até que acha movimentação na empresa (funcinários, retirada de pro labore, contratação de autônomo), no entanto, alguns atendentes na RFB aqui, as vezes pedem para fazer Jan e Dezembro sem movimento para liberar CND, não sei se com alguns colegas acontecem isso. Quanto empresas optantes pelo Simples, existe uma nota técnica NOVA TÉCNICA 2 CGRT-SRT, DE 30-1-2008, publicado pela COAD Informativo 7 de 2008 Página 46, que menciona que não é obrigado. Eu não tenho feito, mais observo que essa matéria é bem controversa, porque os sindicatos insistem em mandar contribuições, alguns colegas poderão comenttar a respeito. Espero ter ajudado.

Olga de Holanda Siqueira

Olga de Holanda Siqueira

Ouro DIVISÃO 2 , Coordenador(a) Recursos Humanos
há 14 anos Sexta-Feira | 22 outubro 2010 | 12:54

Cleyton, comigo aconteceu de entregar de jan a dez, por que não foi entregue inicialmente sem movimento.
Assim que sai o registro de uma empresa, eu entrego GFIP sem movimento e não tenho mais esse problema.
Temos consultado a REceita todo mês para verificar se não há pendências, assim não acumulamos.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade