Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 19

acessos 1.784

Inscrição de Sócios na conectividade.

Mônica Pereira Lima

Mônica Pereira Lima

Prata DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 13 anos Segunda-Feira | 25 outubro 2010 | 10:21

Bom Dia;
Algém por favor poderia me informar o passo a passo que devo seguir referente a seguinte situação:
- Realizei a minha primeira abertura de uma empresa( sou nova na area), a empresa tem dois sócios, o que devo fazer, e/ou, qual o procedimento a realizar referente a INSS, Caixa economica, Pro Labore, destes socios.( é uma empresa optente do simples nacional anexo III, de prestação de serviços).
Grata.

Olga de Holanda Siqueira

Olga de Holanda Siqueira

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 13 anos Segunda-Feira | 25 outubro 2010 | 12:00

A primeira coisa é entregar uma GFIP sem movimento, no mês de abertura da empresa (veja no cartão do CNPJ) .
Sócios de empresa são segurados obrigatórios do INSS, portanto terão retirada de pró labore. Verifique no contrato qual sócio terá esse direito ou se os dois é que terão.
Visto isso, verifique se ambos têm cadastro no PIS ou se não tiverem, inscrição no INSS (você poderá far via internet no site da Previdência).
Assim que os sócios tiverem retirada de pro labore, a GFIP deverá ser entregue mês a mês, informando os sócios na modalidade 1.

Mônica Pereira Lima

Mônica Pereira Lima

Prata DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 13 anos Segunda-Feira | 25 outubro 2010 | 13:22

Boa Tarde Olga e Rafael, os dois sócios terão retiradas de Pro labore, e os dois possuem PIS. Pelo que entendi eu apenas preciso, pelo site da previdencia, fazer o cadastro deles, e entregar a gefip sem movimento?
Esta empresa foi aberta em MArço de ste ano, mas começou a ter movimento apenas agora em Outubro, pois eles estavam realizando reformas no imovel. Como só houve movimento agora, então as Gefip`s anteriores eu preencho todas em branco???
Agradeço desde já a ajuda.

Olga de Holanda Siqueira

Olga de Holanda Siqueira

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 13 anos Segunda-Feira | 25 outubro 2010 | 13:30

Você entregará as GFIPs sem movimento desde o mês de março até setembro.
Como haverá movimento (acredito que retirada de pró labore também), você terá que entregar a GFIP mensalmente, informando o valor do pró labore dos sócios.
Como ambos têm inscrição no PIS, será esse número que você utilizará para a entrega da GFIP, não é preciso fazer inscrição no INSS.

Mônica Pereira Lima

Mônica Pereira Lima

Prata DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 13 anos Segunda-Feira | 25 outubro 2010 | 14:57

Neste caso eu devo cadastrar a empresa no sistema SEFIP, preencehndo os dados solicitados, após isso como devo proceder referente ao sócio, eu cadastro ele como novo trabalhador, e em seguida na categoria empregado, ou é outro procedimento?
Grata.

Olga de Holanda Siqueira

Olga de Holanda Siqueira

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 13 anos Segunda-Feira | 25 outubro 2010 | 15:25

Primeiro você cadastra os dados da empresa.
Depois cadastra os sócios como novo trabalhador, coloca a categoria dos sócios.
Após você tem que colcoar os dados do movimento da empresa, é lá que você coloca se a empresa é optante do simples, etc.

celia correa de azevedo reis

Celia Correa de Azevedo Reis

Bronze DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 25 maio 2011 | 11:17

Olga,
peguei uma empresa que teve a sua constituição a três anos atrás e o contador não fez GFIP, ou seja, não há informação desta empresa na previdência e FGTS, vou acertar esse episódio, mas gostaria de saber se haverá penalidade??? esta empresa está no Simples e os sócios disseram que não faz retirada de pro labore mensal, somente um sócio retira lucros e dividendos no final do exercício, isso é legal ??? . Partindo desta informação a GFIP será sem movimento e somente a informção dos socios já que eles não retiram pro labore??

Obrigada.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.