x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 8.019

Retirada pro-labore sem caixa

Labor-Contábil
Articulista

Labor-contábil

Articulista , Contador(a)
há 18 anos Domingo | 8 abril 2007 | 10:39

Pessoal, uma microempresa, sem empregados e que em alguns meses, sequer obtém receita (venda com destaque de NF's) equivalente ao valor de um salario minimo, é obrigada a registrar uma retirada pro-labore em nome de seu único proprietário?

Ja me falaram que nao se pode entregar a Sefip sem movimento, pois qualquer receita, mesmo com uma receita tao baixa, obriga a informacao de retirada pro-labore pelo titular, sobre o valor de um salario minimo.

Isto tambem demonstra uma certa incoerencia com o Livro-Caixa, porque se nao ha caixa suficente, como o microempresario pode fazer retirada?

Alguem sabe me dizer se procedem as informacoes?

Labor-Contábil - Contabilidade e Assessoria Empresarial
Alberto Spirlandeli

Alberto Spirlandeli

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 18 anos Terça-Feira | 10 abril 2007 | 16:33

Caro colega

A meu entender, a retirada de pro-labore é obrigatoria enquanto nao cancelar a empresa.

Quando nao se tem caixa suficiente, o que pode ser feito é emprestimo da pessoa fisica a pessoa juridica.

Espero ter ajudado.

WILSON ALAMINOS

Wilson Alaminos

Bronze DIVISÃO 2 , Não Informado
há 18 anos Domingo | 22 abril 2007 | 22:48

revson, o sócio não é obrigado a retirar pró-labore qdo sua empresa ainda não fatura o suficiente para pagamento de seus sócios.
qto a entrega da sefip sem movimento, o objetivo do programa sefip não é informar faturamento da empresa, e sim, se houve retirada pro-labore p/a que haja o recolhimento do inss ou fgts de seus empregados caso os tenha, portanto ainda que sua empresa tivesse faturado r$ 2.000,00 vc teria sim, que entregar a sefip sem movimento, poi não houve retirada de seu sócio p/a pagamento de inss, op sem movimento da sefip não quer dizer que não teve faturamento, quer dizer que não teve valores a recolher de inss ou fgts ok?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade