x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 10

acessos 14.820

Calculo do 13º Salario

Joice Aparecida Biagi

Joice Aparecida Biagi

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Administrativo
há 13 anos Quarta-Feira | 17 novembro 2010 | 08:29

Bom dia,

Sei que a base de cálculo da remuneração do décimo terceiro salário é a devida do mês de dezembro do ano em curso, mesmo assim tenho dúvidas com relação a um funcionário. O caso dele é o seguinte, de Janeiro a Junho ele recebeu um salário X, em Julho teve um aumento salarial que permaneceu até Setembro (sendo que em Julho e Setembro esse salário foi pago proporcionalmente, pois a alteração foi efetuado no meio dos meses), em Outubro o salário retornou ao do início do ano, ou seja diminui e permanecerá assim até Dezembro.
Minha dúvida é, mesmo com essas alterações pago o décimo terceiro do funcionário pelo salario vigente de Dezembro, ou faço média dos outros? (se for média, devo fazê-la pelo base ou pelo pago)?
Grata!

Patricia Araujo Porto

Patricia Araujo Porto

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 17 novembro 2010 | 08:38

Joice,

Bom Dia!

Salários não podem sofrer reduções, vc quis dizer remuneração? O funcionário teve variáveis em alguns meses e em outros não? se for isso vc deve usar o salário atual + média das variáveis, se não entender poste novamente para podermos lhe ajudar. ..


Patrícia

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 13 anos Quarta-Feira | 17 novembro 2010 | 08:43

Bom dia Joice

Atente-se para essas reduções salariais, que não são permitidas pela Lei trabalhista. Caso você tenha pago gratificações ou premios deve-se fazer a média e somar ao salário fixo.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Plácido Filho

Plácido Filho

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 17 novembro 2010 | 08:45

Você paga pelo último salário, agora só não entendi porque o salário dele diminuiu, se você puder explicar melhor.

Persistir na raiva é como apanhar um pedaço de carvão quente com a intenção de o atirar em alguém. É sempre quem levanta a pedra que se queima. (Siddhartha Gautama )
Joice Aparecida Biagi

Joice Aparecida Biagi

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Administrativo
há 13 anos Quarta-Feira | 17 novembro 2010 | 09:13

Bom dia,

Os salários sofreram reduções porque houve diminuição da Carga Horária.
E o funcionário não teve variáveis, nenhuma Hora Extra, Gratificações, etc. Ele recebeu somente os salários, que sofreram alterações num primeiro momento por aumento da Carga Horário e depois por redução da mesma.

Plácido Filho

Plácido Filho

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 17 novembro 2010 | 16:37

Se entendi bem, ele fazia horas extras, se o caso foi esse, deve ser feita a média do período.

Persistir na raiva é como apanhar um pedaço de carvão quente com a intenção de o atirar em alguém. É sempre quem levanta a pedra que se queima. (Siddhartha Gautama )
TIAGO José NOGUEIRA

Tiago José Nogueira

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 17 novembro 2010 | 17:50

Uma empresa paga, mensalmente, "Ajuda faculdade" p/os empregados universitarios. O valor pago é de 10% do salário base. Essa "Ajuda faculdade" deve computada p/fins de renumeração de 13ª salário?Obrigado!

"Se a oportunidade não bate, construa uma porta"
Analucia

Analucia

Prata DIVISÃO 5, Auxiliar Administrativo
há 12 anos Quarta-Feira | 14 dezembro 2011 | 15:59

Boa tarde pessoal , eu já havia feito uma consulta em outro topico , mas gostaria de um maior esclarecimento, pois continuo na duvida!!!

No caso do 13º salario. Tenho um funcionário que trabalhava meio periodo, recebendo R$ 545,00 mensais - salario base . Em 01/12 passoua a exercer a sua função em horário integral recebendo o saalrio base no valor de R$ 965,00. A primeira parcela recebeu o valor de R$ 272,50. E a segunda como faço? 11/12 avos sobre R$ 545,00 e 1/12 sobre R$ 965,00. Ou o 13º ingral sobre os R$ 965,00.

pois consultando outros sites encontrei esta informação:

"O pagamento deve ser efetuado em duas parcelas anuais, calculando-se a primeira com o salário do mês anterior ao seu pagamento, e a segunda com a remuneração de dezembro".

Tenho um outro caso que o funcionario tinha o salario base R$ 545,00 (base) mensais. Em 10/2011 passou a exercer outra função e horario , recebendo o salario base de R$ 1.820,00 .

Como pago o 13@ salario ? Segundo a informação a cima, considero o último salario....

Por favor, me respondam..... quero fazer o pagto. correto.

Att.

Analucia

MURILLO LEME BARROS

Murillo Leme Barros

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 14 dezembro 2011 | 16:33

Boa Tarde Analucia,

Assim como todos os salários recebidos por um funcionário, o 13º é um "reflexo" do que está acontecendo atualmente.

Em ambos os casos você terá que calcular com base no salário atual dos funcionários.

No primeiro caso haverá o provento de 13º Salário (Salário + Médias), desconto da 1ª Parcela do 13º conforme feito anteriormente, e neste caso desconto de INSS.

Com relação ao segundo caso o pagamento da primeira parcela deveria ter sido feito com base em R$ 1820,00. E a segunda parcela, conforme dito anteriormente, deverá segiur o mesmo raciocínio.

Espero ter ajudado.

MURILLO LEME

ASSISTENTE DE DEPARTAMENTO PESSOAL / CONTABILISTA
Analucia

Analucia

Prata DIVISÃO 5, Auxiliar Administrativo
há 12 anos Quarta-Feira | 14 dezembro 2011 | 16:46

Oi Murilo, na verdade a primeira parcela do 13º salario eu ja tinha feito c/ base no salario atual, mas é que fui questionada se esta era a maneira correta...... entao resolvi fazer esta consulta.

Sua ajuda foi de grande valia.

Obrigada

Analucia

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.