x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 231

acessos 180.527

Preenchimento SEFIP - FGTS e INSS s/ 13º salario

Cibele Lima

Cibele Lima

Bronze DIVISÃO 5 , Não Informado
há 14 anos Segunda-Feira | 22 novembro 2010 | 13:47

Senhores, preciso muito de ajuda.

Ja li topicos a respeito, apenas para confirmar se o que eu entendi à respeito do assunto está correto.

Para o recolhimento de Inss e Fgts s/ o 13º

O FGTS sobre o 13º:

1)Se o 13º salário for pago parcelado em nov e dez, o FGTS deve ser recolhido junto com a competencia 11/2010 (que vence em dezembro) e 12/2009 (que vence em jan)
2)Eu devo preencher a SEFIP do jeito que sempre fiz , com a única diferença de que no campo "rem. 13 sal" eu preencho o valor da parcela correspondente ao décimo, para que em cima desse valor seja calculado o FGTS, ou seja, no final terei a guia com o valor do FGTS calculado do salário base + decimo terceiro
3)A sefip tanto 11/2010 como a 12/2010 devem ser enviadas na modalidade "branco"

O INSS sobre 13º

1)Para o recolhimento do INSS sobre o 13º salario, deve ser preenchida uma sefip com competencia 13/2010
2)A modalidade a ser delcarada será a modalidade 1 (um)
3)Devo preencher o campo "base de cal 13º prev soc" com o valor total do 13º salário
4)A guia vence em JAN (na mesma data da competência 12/2010

Alguma informação complementar?, estou certa no meu entendimento?

Grata,

Plácido Filho

Plácido Filho

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 22 novembro 2010 | 15:18

Tá quase tudo correto excerto vencimento da GPS 13º o vencimento é 20/12/2010.

Persistir na raiva é como apanhar um pedaço de carvão quente com a intenção de o atirar em alguém. É sempre quem levanta a pedra que se queima. (Siddhartha Gautama )
Cibele Lima

Cibele Lima

há 14 anos Segunda-Feira | 22 novembro 2010 | 15:30

Então, tanto as competências 12/2010 e 13/2010 vencem na mesma data (em dezembro) ?

E a competência 13/2010 eu tenho até que dia para transmitir?

Cibele Lima

Cibele Lima

há 14 anos Segunda-Feira | 22 novembro 2010 | 16:05

Desculpa Olga, só pra confirmar ....

pode ser transmitida até o fim de jan/11, e no entanto a guia para pagamento vence ANTES disso (em dezembro) , é isso mesmo?

Jean

Jean

Iniciante DIVISÃO 3 , Administrador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 22 novembro 2010 | 16:49

Boa Tarde,

estou encontrando muita dificuldade para enviar a primeira SEFIP.

Jà recebi o Certificado Eletronico pela Caixa e assinei o termo de adesao.

Também fiz o download da Conectividade Social no meu computador.

Copiei o conteudo do diskette, onde esta o Certificado Eletronico, sobre uma drive, visto que nao tenho o sistema de leitura do diskette.

Preenchi o SEFIP; mas quando envio atraves a Conectividade Social o file da SEFIP preenchida, nao consigo ir para a frente.

Hà alguem que me pode ajudar

Grato

Jean

Plácido Filho

Plácido Filho

há 14 anos Segunda-Feira | 22 novembro 2010 | 18:01

Jean,

Sugiro que você faça o seguinte;

No conectividade vá em Operações com SEFIP/envio de RE/adicionar, você deve escolher o arquivo que foi gravado no SEFIP e depois clique em enviar.

Após isso será solicitado uma senha (será aquela do disquete).

Depois de alguns instantes uma mensagem irá aparecer contendo o protocolo de envio, você deve imprimi-lo e salvar o arquivo que será necessário para obtenção da GRF.

Feito isso, vá no programa SEFIP/Relatórios/GRF/Arquivo selo, e escolha o arquivo que você salvou anteriormente, e pronto imprima e pode pagar.

a disposição

Persistir na raiva é como apanhar um pedaço de carvão quente com a intenção de o atirar em alguém. É sempre quem levanta a pedra que se queima. (Siddhartha Gautama )
Mozart Rodrigues e Silva Neto

Mozart Rodrigues e Silva Neto

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Pessoal
há 14 anos Segunda-Feira | 22 novembro 2010 | 18:24

Uma pequena correção ao que colega Olga disse:

A GPS 12/2010 vence em 20/01/2011 e não em 20/12/2010 como foi mencionado.

Dessa forma os vencimentos das últimas GPS do ano ficam assim:

11/2010 vence em 20/12/2010
12/2010 vence em 20/01/2011
13/2010 vence em 20/12/2010

Claudice Cerqueira Ramos Costa

Claudice Cerqueira Ramos Costa

Prata DIVISÃO 1 , Encarregado(a) Pessoal
há 14 anos Terça-Feira | 23 novembro 2010 | 17:08

Pessoal boa tarde,

Vou enviar a minha primeira SEFIP ref.o 13º e estou com algumas dúvidas.

Eu gero o arquivo no programa de folha. Então a dúvida é:

- A folha de novembro está junta com a 1ª parc. quando gerar o arquivo vai calcular o INSS normal o FGTS de nov + o da 1ª parc do 13º correto?

- No arquivo de dezembro eu vou ter que está com a competência 13º gerada para quando eu gerar a o arquivo ele vá buscar o valor do FGTS da 2ª parc. e juntar? aí vai gerar o INSS nornal o FGTS de dez + oFGTS da 2ª parc.

- Agora a competência 13º eu vou gerar o arquivo importar para sefip e o programa vai entender que já foi recolhido o valor do FGTS no mês de nov e dez e só gerar a guia do GPS? isso que estou na dúvida tenho medo de gerar duplicado.

desculpa mas é a primeira vez que vou enviar a competência 13º

desde de já agradeço.

Claudice C. Ramos Costa
Plácido Filho

Plácido Filho

há 14 anos Quarta-Feira | 24 novembro 2010 | 08:44

Claudice, Bom dia

Exatamente,
o FGTS 1ª parcela + FGTS 11/2010 recolhido até 07/12/2010
o FGTS 2ª parcela + FGTS 12/2010 recolhido até 07/01/2011

Quanto a competência 13/2010 só serão informados os valore que servirão para o INSS, pois as informações do FGTS já foram enviadas nas competências 11 e 12.

Abraços e boa sorte

Eduardo Antonio de Oliveira

Eduardo Antonio de Oliveira

Prata DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 3 dezembro 2010 | 13:54

boa tarde

sera que alguem pode tirar uma duvida minha?

estava lendo o topico e me surgiu algumas duvidas, a modalidade branco citada pela cibele é a - recolhimento ao fgts e declaracao a previdencia?? e a outra duvida, o sefip calcula o valor so para a guia de fgts ou para guia (competencia 11/2010) de inss tambem??

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 14 anos Sexta-Feira | 3 dezembro 2010 | 14:07

Boa tarde Eduardo

Isso mesmo, a opção em branco é para Recolhimento ao FGTS e Declaração a Previdenciua Social.
Você também tem a opção de imprimir a Guia do INSS no Menu... Relatórios... Movimento... GPS.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

há 14 anos Sexta-Feira | 3 dezembro 2010 | 14:23

Não Eduardo, pois são guias separadas.

Mês 11/2010 vence 20/12;
Mês 13/2010 vence 20/12;

Porém em guias separadas!
Verifique se é alguma diferença de pagamento de variaveis (Horas extras...) que resultou a diferença!

Att,

Vânia Zaniratto

Tsukie Takagi

Tsukie Takagi

Bronze DIVISÃO 5 , Coordenador(a) Recursos Humanos
há 14 anos Sexta-Feira | 3 dezembro 2010 | 16:55

Olá Vânia, tudo bem?
Eu também sou nova no DP e tenho a mesma dúvida da Claudice (mensagem acima).

A Empresa utiliza um sistema de folha também. O suporte me informou que:

1. FGTS referente à 2ª parcela do 13º
 Recolhimento junto com o mensal competência 12/2010 - dia 07/01/2011.
 MAS que é preciso enviar os dados para SEFIP em modo declaração (e não recolhimento) - dia 20/12

2. INSS referente à 2ª parcela do 13º
 Recolhimento até o dia 20/12

Nesse caso, eu posso entender que:
 É preciso enviar os dados da 2ª parcela do 13º para SEFIP até o dia 20/12 e nesse envio gero uma guia da GPS para ser recolhida até o dia 20/12? Ou não?
 Se sim, quando enviar a folha competência 12/2010 para SEFIP, a GPS gerada será somente referente ao mês? É isso?
No aguardo. Muito obrigada.

Tsukie Takagi

Tsukie Takagi
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

há 14 anos Sexta-Feira | 3 dezembro 2010 | 17:07

Boa tarde Tsukie

Vamos lá...

1) O FGTS referente a 2ª Parcela deve ser recolhido juntamente com a competencia 12/2010 até 07/01/2010;

2) O INSS referente ao 13º deve ser recolhido até 20/12/2010, separadamente do INSS competencia 12/2010 que vence 20/01/2010;

3) O IRRF referente ao 13º deve ser recolhido até 20/01/2011;

4) A GFIP declaratória competencia 13/2010 deve ser entregue até o dia 31/01/2011;

Na verdade na GFIP declaratória você informa o valor total do 13º salário e não só a 2ª Parcela, por isso quando gerar a Folha da 2ª parcela o seu programa da folha de pagamento também gera as guias de GPS (INSS) e DARF (IRRF).

Att,

Vânia Zaniratto

Tsukie Takagi

Tsukie Takagi

Bronze DIVISÃO 5 , Coordenador(a) Recursos Humanos
há 14 anos Sexta-Feira | 3 dezembro 2010 | 17:20

Ok, Vânia.
Assim, a informação que não está deacordo com o fornecido pelo suporte é que a GFIP declaratória do 13º precisa ser entregue até o dia 31/01/2011 e não até o dia 20/12/2010...

Obrigadísssima pela paciência!
Vou verificar com eles novamente.

Bom final de semana!

Tsukie Takagi

Tsukie Takagi
Graciela Aparecida Bueno de Oliveira

Graciela Aparecida Bueno de Oliveira

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 7 dezembro 2010 | 09:57

Olá Vânia,
Bom dia, vc me ajudou já algumas vezes, será que vc pode me ajudar com uma duvida?
A empresa que estou vai tirar o departamento pessoal do escritorio onde esta, para trazer para dentro da empresa para que eu possa fazer.
Já está instalado no computador um sistema para fazer a folha de pagamento (sófolha), mas o que preciso instalar para gerar todos os arquivos necessarios para fechar o mes e recolher os impostos? Se puder me ajudar, obrigada.

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

há 14 anos Terça-Feira | 7 dezembro 2010 | 10:09

Bom dia Graciela

Além do programa gerador da Folha de Pagamento você irá precisar do SEFIP, juntamente com a Conectividade Social para geração do FGTS.
Também precisa do ACI Windows, programa gerador do CAGED.

Outros programas úteis são GPS para emisão de Guia de INSS avulsa, Sicalc para emissão e cálculo de DARF em atraso, CAT para comunicar Acidente de Trabalho.

Att

Vânia Zaniratto

Cristina  Colares

Cristina Colares

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Administrativo
há 14 anos Domingo | 12 dezembro 2010 | 18:42

Boa Tarde.

Peço a ajuda de vcs , a empresa a qual trabalho só informou o mês de janeiro/ 10, baixei a SEFIP 8.4 em setembro para poder informar os outros meses, como o PC teve um problema vou fazer isto este mês, estamos sem contador e é a primeira vez que vou fazer, já imprimi na época as instruções. A minha pergunta é se houve alguma mudança na SEFIP, se terei que baixar uma nova versão.

Agradeço desde já a colaboração.

Sds,

Cristina

Página 1 de 8

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade